Pular para o conteúdo principal

Projeto “Em Favor da Aplicabilidade da Lei nº 10.639/2003 na Educação Básica” com apoio do Observatório de Discriminação Racial do Acre (ODR/AC) encerra ação no bairro Calafate e parte para ações em outros bairros da capital acreana

O Projeto de extensão Em Favor da Aplicabilidade da Lei nº 10.639/2003 na Educação Básica é resultado do Programa Ações Regionais de Extensão Universitária: Ufac na Comunidade. O projeto que está em sua 3º edição é tem como objetivo “Promover a aplicabilidade da Lei 10.639/2003, que obriga o ensino de história e cultura africana e afro-brasileira na Educação Básica, nas escolas do Bairro Calafate, do município de Rio Branco. Buscando assim romper mentalidades e práticas preconceituosas e discriminatórias no ambiente escolar e promover igualdade racial, formando ali sujeitos que serão possíveis multiplicadores desta prática nos diferentes espaços sociais que ocupem”.
Inicialmente o projeto tinha como local de ação as escolas do bairro Calafate: Escola Municipal de Ensino Infantil Hélio Melo, Escola Estadual de Ensino Fundamental I Almada Brito, Escola Estadual de Ensino Fundamental II Edilson Façanha e Escola Estadual de Ensino Fundamental II e Médio Henrique Lima, entretanto com a grande vontade de somar e promover a igualdade racial na cidade de Rio Branco, a equipe fez ações em outras escolas da cidade que não estavam no projeto originalmente.
No último sábado, dia 18 de novembro, ocorreu na Escola de Ensino Infantil Hélio Melo, o encerramento do projeto no bairro Calafate. A ação foi um convite da escola para a Coordenadora do Projeto de extensão, Profª Ma. Flávia Rocha, para o evento do mês da Consciência Negra “Brasil de todas as cores” que contou com a participação dos professores, pais, alunos e outros convidados.
Anteriormente, no dia 15 de novembro de 2017 pelo turno da manhã foi realizada uma palestra para os alunos do 2º e 3º ano do ensino médio da Escola José Rodrigues Leite com o tema “Educação das relações étnico-raciais no Brasil” onde foram abordados os conceitos de raça, etnia, racismo, discriminação e preconceito, os crimes de injúria racial e racismo onde foram mostrados exemplos de como estes crimes ocorrem.  Para esta escola também foi feito intervenção através do projeto de extensão Orientações para ações afirmativas e reservas de vagas para alunos (as) do terceiro ano do Ensino Médio, projeto coordenado pelo Prof. Me. Jorge Fernandes, onde foram falados sobre as ações afirmativas, cotas e ações da própria Ufac para permanência dos alunos.
No mesmo dia 15 de novembro de 2017, pelo turno da tarde, foi realizada intervenção pedagógica com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Almada Brito com música, contação de histórias e roda de conversa onde dialogamos sobre o preconceito e racismo para as crianças.

No dia 25 de novembro de 2017, a convite da Escola Estadual Alcimar Nunes Leitão, o Projeto de Extensão " Em Favor da aplicabilidade da Lei 10.639/2003 na Educação Básica", participou do II Projeto de Conciência Negra da escola. A palestra de título " Educação das relações étnico-racoiais no Brasil", foi direcionada para os alunos do terceiro ano do Ensino Médio da escola, a palestra tem como objetivo apresentar aos alunos conceitos que fazem parte desta educação étnico-racial, bem como a melhor forma de dialogar com cada uma destas.

No dia 30 de Novembro de 2017, foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental I José Sales. Ensino voltado para crianças, foi realizada a contação da história " Minha mãe é negra sim", de Patricia Santana, bem como uma conversa como os pais dos alunos sobre como se dá as relações étnico-raciais entre as crianças e outros. 

No dia 05 de dezembro de 2017, Á convite do Prof. Me.  Jorge Fernandes, pedagogo docente da Universidade Federal do Acre – Ufac, a equipe do Projeto de Extensão " Em Favor da Aplicabilidade da Lei 10.639/2003", participou junto ao Projeto de extensão intitulado “Em Favor da Aplicabilidade da Lei 10.639 participou em conjunto com o projeto de Extensão intitulado “Orientações sobre ações afirmativas e reservas de vagas para alunos (as) do terceiro ano do Ensino Médio”, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Raimunda Silva Pará, localizada no Bairro Cidade do Povo, em Rio Branco. As atividades realizadas foram desenvolvidas nas turmas de segundos e terceiros anos da escola, nos turnos da manhã e tarde, para jovens e adultos entre 13 até 20 anos, alcançando 9 turmas do Ensino Médio, num total de  cerca de 225 alunos. Um dos principais objetivos desta ação é incentivar os alunos a participarem do processo de ingresso nas Universidades Federais, o ENEM, foi mostrado como funciona o sistema de cotas desmistificando os preconceitos com os alunos que optam pelas cotas e também expomos as assistências estudantis que a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis da UFAC oferece para seus alunos. 

Caso você leitor desse blog e professor(a), gestor(a) e deseja que a nossa equipe realize a ação de intervenção sobre essa temática no seu local de trabalho é só entrar em contato com nossa coordenação que veremos a disponibilidade de data. Nosso objetivo é promover a igualdade racial nas escolas!
Contato:  
Celular: 9 9974-5156 (Coordenadora do Projeto Profª Ma. Flávia Rocha)
Telefone sala da coordenação do projeto: 3229-3451
Página do Facebook: https://www.facebook.com/ODRACRE/

Abaixo algumas fotos das últimas intervenções da equipe do projeto:
Escola José Rodrigues Leite







Escola Almada Brito





Escola Hélio Melo








Escola Alcimar Nunes Leitão






Escola Estadual José Sales





Escola Estadual Raimunda Silva Pará









Fotos: acervo pessoal do Projeto de Extensão Em Favor da Aplicabilidade da Lei 10.639/2003 na Educação Básica

Sobre a autora:
Texto escrito por Andressa Queiroz da Silva, pesquisadora do Observatório de Discriminação Racial do Estado do Acre. Bacharela em Serviço Social pela Faculdade da Amazônia Ocidental - FAAO (2015). Especialista em Famílias e Representações Familiares pela Faculdade da Amazônia Ocidental - FAAO (2016). Graduada no curso de Licenciatura em Letras Português na Universidade Federal do Acre - UFAC (2016). Formada no curso de Aperfeiçoamento em Política de Promoção de Igualdade  Racial na Escola - UNIAFRO / UFAC (2016). Atualmente cursa a especialização em Estado e Direito dos Povos e Comunidades Tradicionais na Universidade Federal da Bahia - UFBA.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8349134Z6









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto de Extensão Em Favor da Aplicabilidade da Lei nº 10.639/2003 na Educação Básica encerra ações do ano de 2018

Durante o mês de novembro ocorreu o encerramento das ações do Projeto de Extensão "Em Favor da Aplicabilidade da Lei nº 10.639/2003 na Educação Básica" do ano de 2018. Totalizando 23 ações durante o ano, realizando além das escolas da rede de Educação Básica da regional São Francisco, objeto do projeto. O sucesso da execução do projeto se deveu às parcerias realizadas, entre elas o Fórum Permanente de Educação Étnico-Racial do Estado do Acre (FPEER/AC), a Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco, Centro Universitário - Uninorte, Centro Universitário - Fameta e outras. A ação realizada no Centro Universitário - Uninorte, no dia 05 de Novembro de 2018, teve como público os alunos da turma do 5º período de Medicina, a participação do projeto de extensão se deu na disciplina do curso "Educação das Relações Étnico-Raciais" e teve como tema " Educação das relações étnico-raciais no Brasil: história e saúde da população negra ". No dia 26 de N

Projeto Afrocientista

O Programa Afrocientista é promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), com intuito de despertar a vocação científica e incentivar talentos entre estudantes negros e negras matriculados em escolas de ensino médio, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica desenvolvidas pelos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiro – NEAB e entidades correlatas. Apresentando uma proposta pedagógica do projeto que se sustenta em três pilares: iniciação às práticas da ciência; instrumentalização sobre o fazer ciências; e, formação para a cidadania e mobilização social. Em uma parceria entre a ABPN e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre (Neabi/Ufac), o Programa Afrocientista possui 9 bolsistas oriundos da escola pública Henrique Lima, localizada no bairro Calafate, na cidade de Rio Branco-Ac. O Programa Afrocientista avança com o debate da presença negra dentro das Universidades, estimulando ativi

Conquista, empoderamento e representatividade: como a escolha de uma Miss Brasil - Negra – incomodou muita gente – racista.

No sábado, 19 de agosto de 2017, ocorreu a competição de beleza que elege a mulher mais bela do país, o Miss Brasil. A grande vencedora da 62ª edição do concurso foi Monalysa Alcântara, representante do Piauí, que deixou 26 concorrentes para trás. A jovem de 18 anos, estudante de administração, nordestina e negra é a terceira missa Brasil negra das 62 ediç ões, a primeira foi Deise Nunes (1986) e a segunda Raissa Santana (2016), e pela primeira vez a coroa foi passada de uma mulher negra para a outra da mesma cor. A candidata, agora a miss Universo que vai representar o Brasil, tem consciência do que representa para as mulheres negras do Brasil e mundo, principalmente crianças que precisam de exemplos positivos como o da jovem para crescerem com autoestima, não depreciando suas características negras como cabelo encaracolado ou crespo, nariz, boca e cor da pele. Durante a competição a Miss Brasil 2017 falou que, "Através da minha história, vou ajudar as mulhe