Pular para o conteúdo principal

I Seminário Afrocientista Neabi/Ufac

 Nos dias 05 e 06 de novembro de 2021 aconteceu o I Seminário Afrocientista Neabi/Ufac, onde as/os bolsistas da Educação Básica, juntamente com seus monitores, os alunos do Programa de Residência Pedagógica da Área de História, apresentaram suas produções realizadas ao longo do projeto, levando em consideração tudo aquilo que fora aprendido e desenvolvido por eles nessa trajetória.

No primeiro dia de seminário, realizado remotamente, via canal do Neabi/Ufac no YouTube, contamos com participações ilustres na abertura do evento, como de Mari do Espírito Santo, coordenadora de articulação institucional do Instituto Unibanco e também de Gustavo Augusto Assis, secretario geral do Projeto Afrocientista, bem como da Profa. Ma. Flávia Rodrigues Lima da Rocha, coordenadora local do projeto e mediano pelo bolsista de graduação do projeto Maycon David de Souza Pereira.


Logo após a abertura, deu-se início as apresentações:

1.      Comunicação Oral – GT História e Cultura Africana e Afro-Brasileira: Projeto Afrocientista, Neabi/Ufac e a História e Cultura Afro-Brasileira: caminhos de uma educação antirracista, por Profa. Ma. Flávia Rodrigues Lima da Rocha (coordenadora do Projeto Afrocientista no Neabi/Ufac) e Maycon David de Souza Pereira (bolsista de graduação no Projeto Afrocientista).


2.      Afrocientista: um relato de experiência, por Ketelem Ferreira da Silva, monitoras Cyndy Souza e Karolyne Marques


3.      Leitura e escrevivência: relato de experiência no Projeto Afrocientista, por Natielle da Silva Ferreira, monitor Paulo Azevedo.


4.      A ascensão negra ao longo da História, por Istênio Ryan Tavares da Silva e Luis Fernando Rodrigues, monitores Adrian Araújo e Marcos Carvalho.


5.      Lançamento Afropodcast: a experência falada, por Luis Antônio Linard da Silva e Rafael Tavares da Silva, monitores Luiz Freire e Marcelo Rocha.

 

Com essas apresentações fechamos o primeiro dia de seminário, um dia de muito aprendizado e riqueza de trabalhos incríveis,

No segundo dia do I Seminário Afrocientista Neabi/Ufac tivemos a apresentação de mais algumas produções desenvolvidas pelas/os nossas/os bolsistas da Educação Básica, realizada de forma online pelo Instagram do Neabi/Ufac.

1.      Mate Masie: exposição de fotografias, por Vanessa Carmo Pires e Yasmin Nascimento Monteiro, monitor/a Cassia Marinho e Wesley Moura.


2.      Exposição de poesias e escrevivência: compondo para não decompor, por Melissa Rodrigues Cardoso, monitoras Nicole Albuquerque e Syndley Oliveira.


Foram dois dias de muitas alegrias, uma verdadeira colheita frutífera, onde as/os Afrocientistas puderam expor todo o aprendizado que tiveram ao longo do projeto, puderam mostrar que a luta antirracista pode ser feita por todes, inclusive, pelos estudantes da Educação Básica, e sobretudo no ambiente escolar. Viver esse momento foi incrível e não existem palavras para expressar a gratidão que a equipe que compôs o Projeto Afrocientista no Neabi/Ufac tem por ter participado de um projeto tão engrandecedor como esse.

Seguem alguns registros do I Seminário AfrocientistaNeabi/Ufac 2021







Texto e fotos: Maycon David de Souza Pereira
Publicado por: Kaliny Custódio do Carmo
Discente do Curso de Bacharelado em História
Membro do Laboratório de Pesquisa da Área de História Observatório de Discriminação Racial (LabODR/Ufac)
Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre (Neabi/Ufac)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ufac cria Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros

Diante da atual conjuntura de cortes de verbas para universidade públicas e para a pesquisa, a Universidade Federal do Acre - Ufac procurou estabelecer sua posição frente a essas mudanças e cria, através da Resolução n° 048 de 22 de novembro de 2018 durante a reunião plenária do Conselho Universitário da supracitada universidade, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) . Essa conquista para a universidade não poderia se realizar sem a participação do Fórum Permanente de Educação Étnico-Racial do Estado do Acre - FPEER, que possui cadeira no cônsul e naquele momento estava sendo representado pela então presidente Prof. Ma. Flávia Rodrigues que apresentou a proposta de criação. Durante a reunião plenária ficou decidido que o Neab faz parte da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura,  o Núcleo já teve suas reuniões mensais que acontecem na primeira sexta-feira de cada mês na sala 10 da Proex. O grupo está em processo de construção do Regimento que deve ser lido, editado e aprovado...

Nova edição da Revista Em Favor de Igualdade Racial

Saiu a nova edição da Revista Em Favor de Igualdade Racial com textos ricos para uma educação antirracista e na contribuição do combate ao violamento racismo que nos assola. Confira e divulgue. Revista em Favor de Igualdade Racial v.3 n.2