Pular para o conteúdo principal

I Seminário Afrocientista Neabi/Ufac

 Nos dias 05 e 06 de novembro de 2021 aconteceu o I Seminário Afrocientista Neabi/Ufac, onde as/os bolsistas da Educação Básica, juntamente com seus monitores, os alunos do Programa de Residência Pedagógica da Área de História, apresentaram suas produções realizadas ao longo do projeto, levando em consideração tudo aquilo que fora aprendido e desenvolvido por eles nessa trajetória.

No primeiro dia de seminário, realizado remotamente, via canal do Neabi/Ufac no YouTube, contamos com participações ilustres na abertura do evento, como de Mari do Espírito Santo, coordenadora de articulação institucional do Instituto Unibanco e também de Gustavo Augusto Assis, secretario geral do Projeto Afrocientista, bem como da Profa. Ma. Flávia Rodrigues Lima da Rocha, coordenadora local do projeto e mediano pelo bolsista de graduação do projeto Maycon David de Souza Pereira.


Logo após a abertura, deu-se início as apresentações:

1.      Comunicação Oral – GT História e Cultura Africana e Afro-Brasileira: Projeto Afrocientista, Neabi/Ufac e a História e Cultura Afro-Brasileira: caminhos de uma educação antirracista, por Profa. Ma. Flávia Rodrigues Lima da Rocha (coordenadora do Projeto Afrocientista no Neabi/Ufac) e Maycon David de Souza Pereira (bolsista de graduação no Projeto Afrocientista).


2.      Afrocientista: um relato de experiência, por Ketelem Ferreira da Silva, monitoras Cyndy Souza e Karolyne Marques


3.      Leitura e escrevivência: relato de experiência no Projeto Afrocientista, por Natielle da Silva Ferreira, monitor Paulo Azevedo.


4.      A ascensão negra ao longo da História, por Istênio Ryan Tavares da Silva e Luis Fernando Rodrigues, monitores Adrian Araújo e Marcos Carvalho.


5.      Lançamento Afropodcast: a experência falada, por Luis Antônio Linard da Silva e Rafael Tavares da Silva, monitores Luiz Freire e Marcelo Rocha.

 

Com essas apresentações fechamos o primeiro dia de seminário, um dia de muito aprendizado e riqueza de trabalhos incríveis,

No segundo dia do I Seminário Afrocientista Neabi/Ufac tivemos a apresentação de mais algumas produções desenvolvidas pelas/os nossas/os bolsistas da Educação Básica, realizada de forma online pelo Instagram do Neabi/Ufac.

1.      Mate Masie: exposição de fotografias, por Vanessa Carmo Pires e Yasmin Nascimento Monteiro, monitor/a Cassia Marinho e Wesley Moura.


2.      Exposição de poesias e escrevivência: compondo para não decompor, por Melissa Rodrigues Cardoso, monitoras Nicole Albuquerque e Syndley Oliveira.


Foram dois dias de muitas alegrias, uma verdadeira colheita frutífera, onde as/os Afrocientistas puderam expor todo o aprendizado que tiveram ao longo do projeto, puderam mostrar que a luta antirracista pode ser feita por todes, inclusive, pelos estudantes da Educação Básica, e sobretudo no ambiente escolar. Viver esse momento foi incrível e não existem palavras para expressar a gratidão que a equipe que compôs o Projeto Afrocientista no Neabi/Ufac tem por ter participado de um projeto tão engrandecedor como esse.

Seguem alguns registros do I Seminário AfrocientistaNeabi/Ufac 2021







Texto e fotos: Maycon David de Souza Pereira
Publicado por: Kaliny Custódio do Carmo
Discente do Curso de Bacharelado em História
Membro do Laboratório de Pesquisa da Área de História Observatório de Discriminação Racial (LabODR/Ufac)
Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre (Neabi/Ufac)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto de Extensão Em Favor da Aplicabilidade da Lei nº 10.639/2003 na Educação Básica encerra ações do ano de 2018

Durante o mês de novembro ocorreu o encerramento das ações do Projeto de Extensão "Em Favor da Aplicabilidade da Lei nº 10.639/2003 na Educação Básica" do ano de 2018. Totalizando 23 ações durante o ano, realizando além das escolas da rede de Educação Básica da regional São Francisco, objeto do projeto. O sucesso da execução do projeto se deveu às parcerias realizadas, entre elas o Fórum Permanente de Educação Étnico-Racial do Estado do Acre (FPEER/AC), a Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco, Centro Universitário - Uninorte, Centro Universitário - Fameta e outras. A ação realizada no Centro Universitário - Uninorte, no dia 05 de Novembro de 2018, teve como público os alunos da turma do 5º período de Medicina, a participação do projeto de extensão se deu na disciplina do curso "Educação das Relações Étnico-Raciais" e teve como tema " Educação das relações étnico-raciais no Brasil: história e saúde da população negra ". No dia 26 de N

Projeto Afrocientista

O Programa Afrocientista é promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), com intuito de despertar a vocação científica e incentivar talentos entre estudantes negros e negras matriculados em escolas de ensino médio, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica desenvolvidas pelos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiro – NEAB e entidades correlatas. Apresentando uma proposta pedagógica do projeto que se sustenta em três pilares: iniciação às práticas da ciência; instrumentalização sobre o fazer ciências; e, formação para a cidadania e mobilização social. Em uma parceria entre a ABPN e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre (Neabi/Ufac), o Programa Afrocientista possui 9 bolsistas oriundos da escola pública Henrique Lima, localizada no bairro Calafate, na cidade de Rio Branco-Ac. O Programa Afrocientista avança com o debate da presença negra dentro das Universidades, estimulando ativi

Filme Pantera Negra (Black Panther): representatividade, empoderamento e valorização da cultura africana

Com o filme lançado em 2018, o personagem Pantera Negra aparece nos filmes da Marvel pela primeira vez em 2015 no filme “Capitão América: Guerra Civil”, mas a história do nosso herói negro começa muito antes, em 1966. “Pantera Negra” é uma História em Quadrinho norte-americana, criada por Stan Lee e Jack Kirby, a primeira aparição da personagem foi na HQ’s que pertencia a outros heróis, o Quarteto Fantástico na edição n.º 52. O filme que foi baseado na HQ's  e que estreou na semana passada, dia 15 de fevereiro de 2017, já alcançou uma bilheteria somente nos EUA de US$ 192 milhões e possui aprovação de 100% pelos críticos dos Rotten Tomatoes. Além desses dados o mais importante que o filme traz é a mudança do panorama do cinema com o personagem negro, o filme Pantera Negra é sem dúvida uma representatividade (sem estereótipos e preconceitos) do negro como herói e personagem principal de sua história. O filme está causando muito efervescência no mundo do cinema tamb