Pular para o conteúdo principal

Filme Pantera Negra (Black Panther): representatividade, empoderamento e valorização da cultura africana


Com o filme lançado em 2018, o personagem Pantera Negra aparece nos filmes da Marvel pela primeira vez em 2015 no filme “Capitão América: Guerra Civil”, mas a história do nosso herói negro começa muito antes, em 1966. “Pantera Negra” é uma História em Quadrinho norte-americana, criada por Stan Lee e Jack Kirby, a primeira aparição da personagem foi na HQ’s que pertencia a outros heróis, o Quarteto Fantástico na edição n.º 52.


O filme que foi baseado na HQ's  e que estreou na semana passada, dia 15 de fevereiro de 2017, já alcançou uma bilheteria somente nos EUA de US$ 192 milhões e possui aprovação de 100% pelos críticos dos Rotten Tomatoes. Além desses dados o mais importante que o filme traz é a mudança do panorama do cinema com o personagem negro, o filme Pantera Negra é sem dúvida uma representatividade (sem estereótipos e preconceitos) do negro como herói e personagem principal de sua história.

O filme está causando muito efervescência no mundo do cinema também pelas questões raciais e pelo passado escravagista, no qual é muito citado durante o filme, dos Estados Unidos. Além do trabalho de arte que é o filme dirigido e co-escrito por Ryan Coogler (negro e consciente da causa e da significação do filme), podemos dizer que o filme é também uma mudança de paradigma da representação da história do continente africano,  fato este que está sendo muito celebrado por seus descendentes.
Atrizes e atores negros, ONGs e militantes do movimento negro estão bancando sessões de graça para crianças e adolescente carentes, as sessões em cinemas da África do Sul são literalmente uma celebração (como mostradas nas fotos abaixo).


Fonte: Página Facebook Legião dos Vilões
  
O filme possui em seu elenco nomes como: Chadwick Boseman no papel principal, ‘Pantera Negra’, Michael B. Jordan, Forest Whitaker, Danai Gurira, Lupita Nyong’o e Angela Bassett e outros, o elenco é formado quase 100% por atores negros.
Essa publicação além de enaltecer esse maravilhoso filme vem falar também como ele pode ser usado como sequencia didática (em muitas disciplinas) em consonância com a Lei nº 10.639/2003 que obriga o ensino da cultura e história africana e afro-brasileira.
Após assistir ao filme podem ser explorados aspectos como detalhes históricos e culturais de tribos do continente africano mostradas; a língua utilizada em alguns trechos (que é real e ainda utilizada), temas como escravidão e colonização, o inicio do mundo; a arte africana; filosofia; tecnologia e outros, basta um olhar mais atento e sensível do professor para explorar os mais diferentes temas e em diferentes disciplinas.
Para finalizar, termino com esse quadrinho que para mim representa a importância de filmes como o Pantera Negra para que crianças, adolescentes e até adultos passem a valorizar a estética negra e os valores históricos e culturais desse povo.


Algumas imagens do filme (crédito nas fotos):








Trailer do filme: 


Sobre a autora:
Texto escrito por Andressa Queiroz da Silva, pesquisadora do Observatório de Discriminação Racial do Estado do Acre. Bacharela em Serviço Social pela Faculdade da Amazônia Ocidental - FAAO (2015). Especialista em Famílias e Representações Familiares pela Faculdade da Amazônia Ocidental - FAAO (2016). Graduada no curso de Licenciatura em Letras Português na Universidade Federal do Acre - UFAC (2016). Formada no curso de Aperfeiçoamento em Educação Étnico Racial na Escola – UNIAFRO (2016). 

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este filme me conquistou por tudo isso que você disse no texto. vemos filmes de ação com personagens tão impactantes.A história é muito interessante! É importante dizer que toda essa produção traz um roteiro incrível. O gráfico do filme é de cair o queixo, as cenas de ação são muito eletrizantes, os rituais simbolizando as tradições tribais africanas nos transportam para uma realidade totalmente diferente da nossa. Creio que pantera negra guerra civil é ótimo por suas atuações ótimas, como Michael B. Jordan, um vilão incrível. A forma como mesclam os efeitos visuais e a agregação do moderno com o antigo foi, sem dúvida, fantástico. Mal posso esperar pela continuação

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto de Extensão Em Favor da Aplicabilidade da Lei nº 10.639/2003 na Educação Básica encerra ações do ano de 2018

Durante o mês de novembro ocorreu o encerramento das ações do Projeto de Extensão "Em Favor da Aplicabilidade da Lei nº 10.639/2003 na Educação Básica" do ano de 2018. Totalizando 23 ações durante o ano, realizando além das escolas da rede de Educação Básica da regional São Francisco, objeto do projeto. O sucesso da execução do projeto se deveu às parcerias realizadas, entre elas o Fórum Permanente de Educação Étnico-Racial do Estado do Acre (FPEER/AC), a Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco, Centro Universitário - Uninorte, Centro Universitário - Fameta e outras. A ação realizada no Centro Universitário - Uninorte, no dia 05 de Novembro de 2018, teve como público os alunos da turma do 5º período de Medicina, a participação do projeto de extensão se deu na disciplina do curso "Educação das Relações Étnico-Raciais" e teve como tema " Educação das relações étnico-raciais no Brasil: história e saúde da população negra ". No dia 26 de N

Projeto Afrocientista

O Programa Afrocientista é promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), com intuito de despertar a vocação científica e incentivar talentos entre estudantes negros e negras matriculados em escolas de ensino médio, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica desenvolvidas pelos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiro – NEAB e entidades correlatas. Apresentando uma proposta pedagógica do projeto que se sustenta em três pilares: iniciação às práticas da ciência; instrumentalização sobre o fazer ciências; e, formação para a cidadania e mobilização social. Em uma parceria entre a ABPN e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre (Neabi/Ufac), o Programa Afrocientista possui 9 bolsistas oriundos da escola pública Henrique Lima, localizada no bairro Calafate, na cidade de Rio Branco-Ac. O Programa Afrocientista avança com o debate da presença negra dentro das Universidades, estimulando ativi