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Neabi oferece formação em Educação das Relações Étnico-Raciais para assessores técnicos e pedagógicos da Secretaria de Educação do Estado do Acre

No dia 20 de maio do ano corrente foi assinado o Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte (SEE/AC) e a Universidade Federal do Acre (Ufac), para a realização de cursos de formação continuada para assessores técnicos e pedagógicos da Secretaria de Educação, mais especificamente o curso Refletindo e (re)aprendendo as relações étnico-raciais para uma educação antirracista, oferecido pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas - Neabi da Ufac.A celebração do termo é de grande importância pois possibilita que as duas instituições formem parcerias que tenham como objetivo auxiliar no melhoramento da qualidade da educação do Estado, e ocorreu com a presença do secretário de educação, Prof. Me. Mauro Sérgio Cruz, o vice-reitor e reitor em exercício da Ufac, Prof. Dr. Josimar Batista, a representante do Neabi/Ufac, Prof. Ma. Cláudia Marques Oliveira, e outros representantes do sistema educacional acreano. O curso oferecido pelo Núcleo é dividido em 10 módulos, que ocorrerão às quintas-feiras, entre 23 de maio a 25 de julho, das 18h às 22h, abordando temas relevantes sobre as História das populações negras e indígenas no Brasil, o histórico das leis 10.639/2003 e 11.645/2008 – que alteram a Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB, para incluir, respectivamente as temáticas negras e indígenas em todo o currículo escolar –, assim como a identificação e compreensão do racismo no ambiente escolar, que decorrente do racismo institucional brasileiro e do currículo eurocêntrico e colonial, para, assim, incentivar as práticas educacionais promotoras de igualdade racial.O primeiro módulo aconteceu na ultima quinta-feira, 23 de maio e teve como titulo África berço da humanidade e América e os povos originários, tendo sido ministrado pela Prof. Dra. Teresa Almeida Cruz, com o objetivo de conhecer um pouco da história, das produções e civilizações originárias de África e dos povos da América.


TODOS OS MATERIAIS DA FORMAÇÃO ESTÃO DISPONÍVEIS AQUI


Assinatura do Termo de Cooperação entre SEE/AC e Ufac

Data: 20 de maio de 2019


Abaixo, confira os materiais do curso

Módulo I: África berço da humanidade e América e os povos originários.
Questionário do módulo (apenas para os cursistas): LINK PARA QUESTIONÁRIO 1
 Módulo ministrado pela Prof. Dra. Teresa Almeida Cruz possui graduação em História pela Universidade Federal do Acre (1999), mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2001), doutorado em Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina (2012) e Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Acre das disciplinas de História da África, Cultura Afro-brasileira Africana e História Indígena.

Data: 23 de maio de 2019




Módulo II: Colonialismo no Brasil: Questão negra e indígena.
Questionários do módulo (apenas para os cursistas):
Módulo ministrado pela Prof. Dra. Nedy Bianca Medeiros de Albuquerquegraduada em História pela Universidade Federal do Acre (1999), possui mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e doutorado em História Social, pela Universidade de São Paulo (2015). É professora da Universidade Federal do Acre, foi Professora Formadora do Curso de Especialização UNIAFRO: Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola (2015 e 2016). Atualmente é parte da Coordenadoria de Ensino do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), da Universidade Federal do Acre.

Data: 30 de maio de 2019

Módulo III: Relações raciais e poder: racismo científico e alguns termos e conceitos.
Questionários do módulo (apenas para os cursistas): LINK PARA QUESTIONÁRIO

  Módulo ministrado pela Prof. Ma. Cláudia Marques de Oliveira, possui graduação em Normal Superior - Faculdades Pedro Leopoldo; Mestre pelo Programa de Pós-Graduação: Conhecimento e Inclusão Social em Educação pela Fae/UFMG. Professora substituta na Universidade Federal do Acre, coordena a pasta de Ensino do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), da Universidade Federal do Acre, pesquisadora do Observatório da Discriminação Racial da Ufac. Professora associada à ABPN - Associação Brasileira de Pesquisadores Negros e Negras.


Módulo ministrado por Wálisson Clister Lima Martins, licenciando em História pela Universidade Federal do Acre (Ufac), tem formação em educação das relações étnico-raciais pelo Curso Uniafro: Política de Promoção de Igualdade Racial no Ambiente Escolar (2016), também pela Ufac. É membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), da Ufac e pesquisador do Observatório da Discriminação Racial, da Ufac




Data: 06 de junho de 2019 Parte I

Data:13 de junho de 2019. Parte II

Módulo IV: Negros na Amazônia Acreana: histórias, culturas, diásporas, lutas e instituições de resistência no Brasil e no Acre.
Questionários do módulo (apenas para os cursistas): LINK PARA QUESTIONÁRIO
 Módulo ministrado pelo Prof. Me. Jorge Fernandes da Silva é graduado em Pedagogia, pela UFAC (2008); tem especialização em Gênero e Raça, pela UFOP (2012) e Mestrado em Educação, pela UFAC (2016).  É professor da UFAC e membro do Observatório de Discriminação Racial do Acre. Publicou os livros Negros na Amazônia Acreana (2012) e Da trajetória escolar ao sucesso profissional: narrativas de professoras e professores negros (2017). Coordenou o projeto de extensão Orientações sobre Ações Afirmativas e reservas de vagas para alunos(as) do terceiro ano do Ensino Médio.


Módulo ministrado pela Profa. Queila Batista dos Santos, licenciada em História pela Universidade Federal do Acre. Professora de História da Educação Básica na rede pública no estado do Acre. Tem  Especialização em andamento em História do Brasil, pelo instituto Pro-minas (Cândido Mendes). Mestranda no Programa de Mestrado em Letras: Linguagens e Identidades, na Universidade Federal do Acre. Integrante do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre - Neabi/UFAC

Data: 05 de Agosto de 2019


Módulo V: Povos indígenas do Acre: histórias, culturas, lutas e instituições de resistências.
Questionários do módulo (apenas para os cursistas): LINK PARA QUESTIONÁRIO
Módulo ministrado pela Prof. Ma. Cláudia Marques de Oliveira, possui graduação em Normal Superior - Faculdades Pedro Leopoldo; Mestre pelo Programa de Pós-Graduação: Conhecimento e Inclusão Social em Educação pela Fae/UFMG. Professora substituta na Universidade Federal do Acre, coordena a pasta de Ensino do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), da Universidade Federal do Acre, pesquisadora do Observatório da Discriminação Racial da Ufac. Professora associada à ABPN - Associação Brasileira de Pesquisadores Negros e Negras.


  Módulo ministrado  por Puruma Shanenawa - Eldo Carlos Gomes, possui graduação em Pedagogia pela Universidade Paulista (2017). Atuou como Assessor Técnico Pedagógico da Coordenação de Educação Escolar Indígena do estado pela Secretaria de Educação e Esporte do Estado do Acre (2018). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagens e Identidades com o tema voltado a construção de um dicionário na língua indígena Shanenawa. É revisor da produção de materiais didáticos do povo Shanenawa, coordenador da organização de professores indígenas do estado do Acre – OPIAC. Atua na formação de agentes agroflorestais indígenas, em palestras e formações de Educação Escolar Indígena, cultura indígena, educação inovadora, histórias indígenas e intolerância religiosa em parceria com a CPI – Comissão Pró-Índio do Acre. Membro do Instituto Ecumênico do Acre na cadeira reservada aos povos indígenas. Professor/pesquisador do laboratório de interculturalidades da UFAC-Labinter/UFAC. Integrante do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre – Ufac e do Instituto Federal do Acre – Ifac.

Data: 05 de Agosto de 2019


Módulo VI: Negros e indígenas na Educação Brasileira: racismo científico e políticas públicas na legislação educacional brasileira.
Questionários do módulo (apenas para os cursistas): LINK PARA QUESTIONÁRIO 
Módulo ministrado pela Prof. Ma. Cláudia Marques de Oliveira, possui graduação em Normal Superior - Faculdades Pedro Leopoldo; Mestre pelo Programa de Pós-Graduação: Conhecimento e Inclusão Social em Educação pela Fae/UFMG. Professora substituta na Universidade Federal do Acre, coordena a pasta de Ensino do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), da Universidade Federal do Acre, pesquisadora do Observatório da Discriminação Racial da Ufac. Professora associada à ABPN - Associação Brasileira de Pesquisadores Negros e Negras.


Módulo ministrado pela Profa. Esp. Mary Barbosa Eusébio, licenciada em Geografia  pela Universidade Federal do Acre(2004). Graduada em Direito pela FAAO(2010). Graduando em Psicologia pela Ufac. Especialista em Educação para as Relações Étnicos- Raciais (2015), também pela Ufac. Tem experiência  como professora da Educação Básica, com enfoque em EJA. Advogada regularmente inscrita na ordem dos advogados do Brasil-seccional Acre (OAB-AC). Atua como professora/formadora/pesquisadora no Observatório de Discriminação Racial do Estado do Acre - ODR/UFAC, faz parte do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre - Neabi/UFAC




Data: 08 de Agosto de 2019


Módulo VII: Legislação, políticas públicas e organismos de promoção de igualdade racial no Brasil.
Questionários do módulo (apenas para os cursistas): LINK PARA QUESTIONÁRIO
Módulo ministrado pela Prof. Ma. Cláudia Marques de Oliveira, possui graduação em Normal Superior - Faculdades Pedro Leopoldo; Mestre pelo Programa de Pós-Graduação: Conhecimento e Inclusão Social em Educação pela Fae/UFMG. Professora substituta na Universidade Federal do Acre, coordena a pasta de Ensino do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), da Universidade Federal do Acre, pesquisadora do Observatório da Discriminação Racial da Ufac. Professora associada à ABPN - Associação Brasileira de Pesquisadores Negros e Negras.



 Módulo ministrado pela profa. Esp. Goreth da Silva Pinto, licenciada em História pela Universidade Federal do Acre(2001. Especialista em História da África e Cultura Afro-Brasileira também pela UFAC (2016) e Pós-Graduada em Gestão de Políticas Pública em Gênero Raça e Etnia, pela Universidade Federal de Ouro Preto. É professora concursa da Rede Estadual de Ensino e atualmente atua como coordenadora do Núcleo de Promoção da Igualdade Racial do Estado. É Secretária Executiva do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial e é membro do Fórum Permanente de Educação Étnico Racial.



Data: 08 de Agosto de 2019


Módulo VIII: Manifestação do racismo no ambiente escolar.
Questionários do módulo (apenas para os cursistas): LINK PARA QUESTIONÁRIO

Módulo ministrado pela profa. Esp. Joana Marques de Lima Saar Xavier .Graduada em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Acre (2011). Especialista em Educação para as Relações Étnico-Raciais, através do curso Uniafro: Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola da Universidade Federal do Acre (2015). Licenciada em Pedagogia (2016). Atualmente é professora de creche do quadro efetivo da Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco. Atua como professora/formadora/pesquisadora no Observatório de Discriminação Racial do Estado do Acre - ODR/UFAC, faz parte do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre - Neabi/UFAC.



Módulo ministrado pela Profa. Alexandra da Silva Gonçalves, licenciada em História, pela Universidade Federal do Acre - Ufac (2018). Possui Aperfeiçoamento em Educação das Relações Étnico-Raciais, também pela Ufac, onde também atuou como pesquisadora do Observatório de Discriminação Racial no Estado do Acre - ODR/UFAC no anos de 2017 e 2018 e como formadora no projeto de extensão Em Favor da Aplicabilidade da Lei 10.339/2003.



Módulo ministrado pela Profa. Márcia Costa Pinheiro, licenciada em História Licenciatura, pela Universidade Federal do Acre - Ufac. Possui Aperfeiçoamento em Educação das Relações Étnico-Raciais, também pela Ufac, onde também atuou como pesquisadora do Observatório de Discriminação Racial no Estado do Acre - ODR/UFAC no anos de 2017 e 2018. Atualmente é professora substituta da Ufac, na área de História, onde também é colaboradora na coordenação do Programa Residência Pedagógica de Licenciatura em História da Ufac. 


Data:09 de Agosto de 2019.


Módulo IX: Práticas pedagógicas de Promoção de Igualdade Racial no Ambiente Escolar: uma análise da Lei 10.639/2003 e possibilidades de sua aplicação em diferentes segmentos e modalidades de ensino.
Questionários do módulo (apenas para os cursistas): LINK PARA QUESTIONÁRIO
Módulo ministrado pela Profa. Ma. Flávia Rodrigues Lima da Rocha, possui graduação em História pela Universidade Federal do Acre - Ufac (2005) e mestrado em Letras: linguagem e identidade, também pela Ufac (2011). É professora da ára de História na Ufac, onde atualmente também coordena o Curso de Licenciatura em História e o Programa Residência Pedagógica de Licenciatura em História da Ufac. Coordendou o Curso Uniafro: Política de Promoção de Igualdade Racial na Escola, entre 2013 e 2016. Desde 2015, coordena o projeto Em Favor da Aplicabilidade da Lei 10.339/2003 na Educação Básica e a Semana Em Favor de Igualdade Racial. Desde 2016 coordena o Observatório de Discriminação Racial da Educação Básica. Desde 2018 coordena o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas-Neabi/UFAC.  É membro do Fórum Permanente de Educação Étnico-Racial do Estado do Acre e do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial do município de Rio Branco. Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação, pela Universidade Federal do Paraná.


Módulo ministrado por Wálisson Clister Lima Martins, licenciando em História pela Universidade Federal do Acre (Ufac), tem formação em educação das relações étnico-raciais pelo Curso Uniafro: Política de Promoção de Igualdade Racial no Ambiente Escolar (2016), também pela Ufac. É membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), da Ufac e pesquisador do Observatório da Discriminação Racial, da Ufac.




Módulo ministrado pela Profa. Esp. Mary Barbosa Eusébio, licenciada em Geografia  pela Universidade Federal do Acre(2004). Graduada em Direito pela FAAO(2010).  Graduando em Psicologia pela Ufac. Especialista em Educação para as Relações Étnicos- Raciais (2015), também pela Ufac. Tem experiência  como professora da Educação Básica, com enfoque em EJA. Advogada regularmente inscrita na ordem dos advogados do Brasil-seccional Acre (OAB-AC). Atua como professora/formadora/pesquisadora no Observatório de Discriminação Racial do Estado do Acre - ODR/UFAC, faz parte do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre - Neabi/UFAC.




Módulo ministrado pela Profa. Esp. Elisângela da Silva Mendonça Ferreira possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre - Ufac (2005). especialista em Educação das Relações Étnicos Raciais ( 2015), também pela Ufac. Atuou de 2007 á 2015 como formadora e assessora pedagógica de professores no projeto Asas da Florestania, Escola Ativa e Classes multisseriadas. Atua como membro do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (COEPIR) e como membro do Núcleo de Estudos Afro Brasileiro e Indígena (NEABI),é funcionária publica efetiva da Secretaria de Educação do Estado do Acre.



Módulo ministrado pela Profa. Andressa Queiroz da Silva é bacharel em Serviço Social pela Faculdade da Amazônia Ocidental - FAAO (2015). Licenciada em Letras Português, pela Universidade Federal do Acre - Ufac (2017). Possui Aperfeiçoamento em Educação das Relações Étnico-Raciais, também pela Ufac, onde também atua como pesquisadora do Observatório de Discriminação Racial no Estado do Acre - ODR/UFAC, desde 2016, e como formadora no projeto de extensão Em Favor da Aplicabilidade da Lei 10.339/2003, também desde 2016; também atou no projeto Orientações sobre ações afirmativas e reservas de vagas para alunos (as) do terceiro ano do Ensino Médio, entre 2017 e 2018. Atualmente faz mestrado em Letras: linguagens e identidades, na Ufac e é professora da Educação Básica, da rede estadual de educação do estado do Acre


Módulo ministrado pela profa. Esp. Joana Marques de Lima Saar Xavier .Graduada em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Acre (2011). Especialista em Educação para as Relações Étnico-Raciais, através do curso Uniafro: Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola da Universidade Federal do Acre (2015). Licenciada em Pedagogia (2016). Atualmente é professora de creche do quadro efetivo da Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco. Atua como professora/formadora/pesquisadora no Observatório de Discriminação Racial do Estado do Acre - ODR/UFAC, faz parte do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre - Neabi/UFAC.


Data: 12 de Agosto de 2019. Parte I


Data: 15 de Agosto de 2019. Parte II


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