Pular para o conteúdo principal

Projeto Afrocientista


O Programa Afrocientista é promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), com intuito de despertar a vocação científica e incentivar talentos entre estudantes negros e negras matriculados em escolas de ensino médio, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica desenvolvidas pelos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiro – NEAB e entidades correlatas. Apresentando uma proposta pedagógica do projeto que se sustenta em três pilares: iniciação às práticas da ciência; instrumentalização sobre o fazer ciências; e, formação para a cidadania e mobilização social.

Em uma parceria entre a ABPN e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre (Neabi/Ufac), o Programa Afrocientista possui 9 bolsistas oriundos da escola pública Henrique Lima, localizada no bairro Calafate, na cidade de Rio Branco-Ac.

O Programa Afrocientista avança com o debate da presença negra dentro das Universidades, estimulando atividades na iniciação às práticas da ciência, levando aos alunos secundaristas a dinâmica entre ensino, pesquisa e extensão, bem como conhecimento da rotina acadêmica, também trabalhando na construção de uma identidade negra positiva e na preparação dos alunos para o ingresso na Universidade. Portanto, para isto, serão realizados fóruns de discussão debatendo a temática étnico-racial, a presença negra na ciência, na academia, na arte, no esporte e em vários outros espaços. Sempre levando em consideração o incentivo do engajamento desses alunos secundaristas com a academia, bem como sua autoafirmação enquanto pessoas negras.

Esse ano excepcionalmente, em virtude da pandemia do novo coronavírus que nos atravessa, as atividades do Afrocientista serão realizadas de maneira remota, online por meio de plataformas digitais. Também contaremos com a participação dos alunos do Programa de Residência Pedagógica do curso de Licenciatura em História na organização e execução das atividades do programa.


Reunião 22.02.2021 - Reunião de Organização da Equipe

 





Reunião 02.03.2021 – Reunião de Planejamento da Equipe e estudo do currículo de História do Ensino Médio


Reunião 09.03.2021 – Reunião de Planejamento da Equipe e estudo do currículo de História do Ensino Médio


Reunião 16.03.2021 – Primeira Reunião com os Afrocientista para apresentar o projeto e apresentações pessoais dos participantes do Programa

 

Reunião 31.03.2021 – Reunião para deliberação sobre as atividades realizadas no projeto





Reunião 07.04.2021 - Primeira roda de conversa com os Afrocientistas da Escola Henrique Lima. Tema: Introdução aos Estudos de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira e Educação para as Relações Étnico-Raciais com a Profa. Flávia Rodrigues Lima da Rocha.



II Webnário Afrocientista: experiências, impactos e expectativas
Data: 12 e 13 de abril de 2021.



Roda de conversa com os Afrocientistas da Escola Henrique Lima. Tema: África, berço da civilização, ciência e tecnologia com o acadêmico residente do curso de licenciatura em história Paulo Alves de Azevedo.
Data: 14/04/2021




Dia 21/04/2021, foi dada continuidade aos encontros do projeto Afrocientista com os alunos da Escola Henrique Lima de Rio Branco/AC a partir de uma roda de conversa, mediada pelo graduando do curso de Licenciatura em História e mestrando em Educação pelo PPGEdu/UFMS, Maycon David de Souza Pereira, que falou um pouco sobre os conceitos e manifestações históricas e atuais do racismo.



Dia 28/04/21, foi realizada uma roda de conversa, mediada pelo Prof. Dr. Delton Aparecido Felipe, da Universidade Estadual de Maringá, em que discutimos sobre a história do Negro no Brasil.


Dia 05 de maio de 2021, o projeto Afrocientista contou com a participação do Prof. Me. Jorge Fernandes, na roda de conversa Negros na Amazônia Acreana. Participaram os alunos afrocientistas da Escola Henrique Lima e os bolsistas da Residência Pedagógica que atuam na escola.


Dia 12 de maio de 2021, encontro do Projeto Afrocientista, com a participação da Profa. Ma. Claúdia Marques de Oliveira, do Neabi/Ufac, conversando sobre Identidade e Autodeclaração com os afrocientistas da Escola Henrique Lima e os bolsistas da Residência Pedagógica que atuam na escola.


Na última quarta-feira, dia 19 de maio de 2021, o projeto Afrocientista contou com a participação da Profa. Ma. Queila Batista, na roda de conversa Juventude Negra no Brasil. Participaram os alunos afrocientistas da Escola Henrique Lima e os bolsistas da Residência Pedagógica que atuam na escola.





Na última quarta-feira, dia 26 de maio de 2021, o projeto Afrocientista contou com a participação da Profa. Ângela Albuquerque, na roda de conversa sobre Ações Afirmativas. Participaram os alunos afrocientistas da Escola Henrique Lima, do Colégio Acreano e os bolsistas da Residência Pedagógica da Licenciatura em História que atuam na escola.



    Dia 02 de junho, tivemos mais uma roda de conversa, dessa vez sobre a Ciência, Negros na Ciência e o Cientistas Negros, com o bolsista do Projeto Afrocientista e mestrando do PPGEdu/UFMS-CPTL Maycon David de Souza Pereira. Participaram os Afrocientistas da Escola Estadual Henrique Lima e do Colégio Acreano, e os residentes do Programa de Residência Pedagógica da Licenciatura em História que atuam na escola.


Dia 09/06/2021, o Afrocientista iniciou mais um ciclo de atividades, esse ciclo que durará durante todo o mês de junho irá apresentar personalidades negras para que os afrocientistas possam se inspirar. Nesse primeiro dia tivemos a apresentação sobre a Professora e Ativista Social Jaycelene Brasil, pelo aluno residente na escola Henrique Lima Adrian Araújo. Logo em seguida o aluno residente Paulo Azevedo esteve apresentando Madame C.J. Walker.
Contamos com a participação dos bolsistas da Escola Estadual Henrique Lima e Colégio Acreano, e ainda em uma participação muito mais que especial a Profa. Jaycelene Brasil.






No dia 16/06/2021 dando sequência às personalidades negras apresentadas aos Afrocientistas pelos Residentes do Curso de Licenciatura em História. No primeiro momento tivemos a apresentação sobre o piloto de Fórmula 1, Lewis Hamilton, pelo aluno, residente na escola Henrique Lima, Marcos Carvalho. Logo em seguida a aluna residente Nicole Albuquerque apresentou a gigante ativista negra Ângela Davis. Contamos com a participação dos bolsistas da Escola Estadual Henrique Lima e Colégio Acreano, e dos alunos residentes da Escola Henrique Lima.
 



No dia 19 de junho de 2021, seguindo com as personalidades negras apresentadas aos Afrocientistas pelos Residentes do Curso de Licenciatura em História. Hoje no primeiro momento tivemos a apresentação sobre Chadwick Boseman, pelo aluno, residente na escola Henrique Lima, Wesley Moura. Logo em seguida a aluna residente Cássia Iasmin apresentou a rainha da música brasileira Elza Soares. Contamos com a participação dos bolsistas da Escola Estadual Henrique Lima e Colégio Acreano, e dos alunos residentes da Escola Henrique Lima.






Dia 23/06/2021. Mais um dia com as personalidades negras apresentadas aos Afrocientistas pelos Residentes do Curso de Licenciatura em História. Hoje no primeiro momento tivemos a apresentação sobre o grupo musical Racionais MC's, pelo aluno, residente na escola Henrique Lima, José Luiz Freire. Logo em seguida a aluna residente Cyndy Nathana apresentou a rainha do samba Dona Ivone Lara. Contamos com a participação dos bolsistas da Escola Estadual Henrique Lima e Colégio Acreano, e dos alunos residentes da Escola Henrique Lima.




No dia 26 de junho de 2021, dando sequência as personalidades negras apresentadas aos Afrocientistas pelos Residentes do Curso de Licenciatura em História. Hoje no primeiro momento tivemos a apresentação sobre a vida da ativista Rosa Parks, pela aluna residente na escola Henrique Lima, Syndley Jorrany. Logo em seguida a Profa. Ma. Queila Batista apresentou o músico Bob Marley. Contamos com a participação dos bolsistas da Escola Estadual Henrique Lima e Colégio Acreano, e dos alunos residentes da Escola Henrique Lima.






Dia 30/06/2021. Seguindo com a apresentação das personalidades aos Afrocientistas pelos Residentes do Curso de Licenciatura em História. Hoje no primeiro momento tivemos a apresentação do grande cientista brasileiro Milton Santos pelo Profa. Márcia Pinheiro. Logo em seguida o aluno residente Marcelo Rocha apresentou a o cineasta Jordan Peele. Contamos com a participação dos bolsistas da Escola Estadual Henrique Lima e Colégio Acreano, e dos alunos residentes da Escola Henrique Lima.




Após as apresentações das personalidades negras, o projeto Afrocientista iniciou mais um ciclo de atividades no dia 14/07! Nesse ciclo, os residentes de História da Escola Henrique Lima ministraram aulas sobre conhecimentos voltados para a História e Cultura Afro-Brasileira e Africana a partir dos Cadernos de Orientações Curriculares do Estado do Acre para os nossos afrocientistas. No dia 14/07 os residentes Adrian e Marcos trabalharam a valorização da contribuição africana no panorama cultural brasileiro. 


No dia 17/07 a residente Nicole Albuquerque trabalhou o Trabalho escravo no contexto do mercantilismo na América Portuguesa; em seguida os residentes Cássia Iasmin e Wesley Moura abordaram os principais conflitos e revoltas no Brasil nos séculos XIX e XX.


Já no dia 21/07, José Luiz Freire e Marcelo Rocha deram aula sobre o Processo de industrialização e urbanização no Brasil durante o século XX. 


No dia 24/07 Syndley Jorrany abordou a Emancipação dos negros escravizados e Cyndy Nathana e Paulo Azevedo abordaram o Processo migratório e de urbanização do Acre a partir da década de 1970, dando ênfase à população negra. Por fim, Danilo Nascimento trabalhou o Imperialismo e a Descolonização da África e da Ásia. 
Contamos com a participação dos bolsistas da Escola Estadual Henrique Lima e Colégio Acreano e dos alunos residentes da Escola Henrque Lima nos encontros.



No sábado, dia 14/08/2021, o Projeto Afrocientista iniciou a fase das “OfIcinas de Saberes”, com a primeira oficina intitulada “Quem não sabe, pode aprender: conhecendo as simbologias Adinkras”, ministrada pelo bolsista de graduação Maycon David de Souza Pereira, abordando o histórico da arte, bem como o histórico dos símbolos adinkras, sua importância e seus valores culturais e simbólicos. Uma manhã de muito aprendizado!



Seguindo com a programação das “Oficinas de saberes”, no dia 18/08/2021, tivemos a oficina intitulada “História: cantos, encantos e desencantos”, ministrada pelos residentes participantes no projeto, Cyndy Nathana Melo de Souza, Karolyne, José Luiz Magalhães Freire, Marcelo Freire Rocha, Nicole Albuquerque da Silva, Paulo Alves de Azevedo, Syndley Jorrany Conceição Oliveira, trabalhando análise de músicas que retratam a realidade da população negra no Brasil, trazendo um olhar crítico e criterioso.





Seguindo com a etapa de Oficina de Saberes promovida pelo e para o Projeto Afrocientista, no sábado, 21/08/2021, tivemos a oficina intitulada “História na Cabeça: aprendendo com turbantes”, ministrada pela residente Cássia Iasmin de Oliveira Marinho, residente Wesley Ramos de Moura e o Prof. Eumar Conde de Queiros Júnior, um sábado de muito aprendizado e resistência na luta antirracista e anticolonial proposta pelo projeto e por sua equipe.




No sábado dia 04 de setembro, aconteceu no Projeto Afrocientista a oficina Grafitando com a História: a importância do grafite para a cultura afro-brasileira, ministrada pelo oficineiro e artista Mardilson Machado Torres, também conhecido como Street. Com toda certeza uma manhã de muito aprendizado, luta e resistência, ultrapassando as fronteiras que a arte e o antirracismo nos permitem.


E no último sábado, dia 11 de setembro, as/os afrocientistas aprenderam a resistir por meio da fotografia, com a oficina intitulada “A fotografia como ação afirmativa para a população negra” ministrada pela fotógrafa Janaina Christina Progênio. Uma manhã com muito empoderamento e muita beleza negra através das lentes, aprendendo a resistir com a nossa beleza ancestral e nos empoderando com nossa potência negra.





Projeto Afrocientista Neabi/Ufac. Oficina de Saberes: "Caricatura e a população negra", com o cartunista Daniel Cabral, ocorreu ao sábado (18.09.2021). Organizada pela Residência Pedagógica da Área de História/Ufac em parceira com o Neabi/Ufac, a atividade encerrou as oficinas ocorridas em agosto e setembro. Foi um momento muito informativo, rico e cheio de trocas significativas para todos que dela participaram. Parabéns à equipe organizadora! Gratidão ao oficineiro e a todos que abrilhantaram a atividade com sua presença.









PROGRAMAÇÃO AFROCIENTISTA 2021































Publicado por: Kaliny Custódio do Carmo

Discente do Curso de Bacharelado em História
Membro do Laboratório de Pesquisa da Área de História Observatório de Discriminação Racial (LabODR/Ufac)
Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre (Neabi/Ufac)




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto de Extensão Em Favor da Aplicabilidade da Lei nº 10.639/2003 na Educação Básica encerra ações do ano de 2018

Durante o mês de novembro ocorreu o encerramento das ações do Projeto de Extensão "Em Favor da Aplicabilidade da Lei nº 10.639/2003 na Educação Básica" do ano de 2018. Totalizando 23 ações durante o ano, realizando além das escolas da rede de Educação Básica da regional São Francisco, objeto do projeto. O sucesso da execução do projeto se deveu às parcerias realizadas, entre elas o Fórum Permanente de Educação Étnico-Racial do Estado do Acre (FPEER/AC), a Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco, Centro Universitário - Uninorte, Centro Universitário - Fameta e outras. A ação realizada no Centro Universitário - Uninorte, no dia 05 de Novembro de 2018, teve como público os alunos da turma do 5º período de Medicina, a participação do projeto de extensão se deu na disciplina do curso "Educação das Relações Étnico-Raciais" e teve como tema " Educação das relações étnico-raciais no Brasil: história e saúde da população negra ". No dia 26 de N

Filme Pantera Negra (Black Panther): representatividade, empoderamento e valorização da cultura africana

Com o filme lançado em 2018, o personagem Pantera Negra aparece nos filmes da Marvel pela primeira vez em 2015 no filme “Capitão América: Guerra Civil”, mas a história do nosso herói negro começa muito antes, em 1966. “Pantera Negra” é uma História em Quadrinho norte-americana, criada por Stan Lee e Jack Kirby, a primeira aparição da personagem foi na HQ’s que pertencia a outros heróis, o Quarteto Fantástico na edição n.º 52. O filme que foi baseado na HQ's  e que estreou na semana passada, dia 15 de fevereiro de 2017, já alcançou uma bilheteria somente nos EUA de US$ 192 milhões e possui aprovação de 100% pelos críticos dos Rotten Tomatoes. Além desses dados o mais importante que o filme traz é a mudança do panorama do cinema com o personagem negro, o filme Pantera Negra é sem dúvida uma representatividade (sem estereótipos e preconceitos) do negro como herói e personagem principal de sua história. O filme está causando muito efervescência no mundo do cinema tamb