Pular para o conteúdo principal

Encerramento do curso "Pesquisa Étnico-Racial como Enfrentamento ao Racismo".

Sábado, dia 22 de julho de 2017, aconteceu o encerramento do curso de extensão "Pesquisa Étnico-Racial como Enfrentamento ao Racismo"



O curso é uma ação de extensão, ofertada pela  Universidade Federal do Acre, sob a coordenação da professora Ma Flávia Rocha, cujo objetivo  geral foi: “formar pesquisadores com aporte teórico-metodológico direcionados para a elaboração do conhecimento acadêmico-científico, a partir de pesquisa de campo e pesquisas bibliográficas, com recorte racial”. 
Mesmo sendo um curso voltado para a capacitação dos  pesquisadores do Observatório de Discriminação Racial do Estado do Acre – ODR/AC-UFAC, teve ampla participação de acadêmicos de diferentes cursos da UFAC (e  outras instituições de ensino)  e de pessoas da comunidade.
Durante o evento, tivemos a participação da representante da Pró-reitoria de Extensão e Cultura: Rivanda Nogueira.
Na oportunidade, como forma de gratidão, as/os concludentes do curso presentearam as professoras e os professores que ministraram as oficinas (as) com uma lembrancinha.
Ao todo, quarenta e um participantes concluíram o curso. Abaixo as opiniões de alguns/algumas concludentes, expressando satisfação em poderem participar do curso de extensão ofertado pela UFAC:



Regiane Barbosa afirma que:
“As aulas foram de grande valia, tenho certeza que não somente para mim, mas para todos e todas. Em cada um dos encontros, pude  somar conhecimento e aplicar à prática de nossa realidade. Posso dizer que de nada valem as ações/políticas afirmativas, a fim de compensar os danos causados aos negros, se a sociedade e o mercado de trabalho não mudarem e desenraizarem pensamentos errôneos a cerca da cor da pele e caráter de cada um.”

Para Izaías da Silva: 
“Bem, pra mim o curso foi de muita importância, pois ao chegar eu não sabia realmente nada a respeito do tema. Inclusive, acho que dei a nota errada, pois deveria ter colocado um, e não 3. Aprendi muito, inclusive que era racista, mas também aprendi que isso é errado, e vou me dá a nota 7, porque aprendi sobre o racismo de forma geral, a ponto de repassar o que aprendi para os meus colegas de turma e de casa.”
Cristiane Santos disse:
“As aulas foram muito importantes para mim, porque com tudo isso, percebemos que o preconceito é um dos problemas mais graves  em todo o mundo e que as pessoas precisam se conhecer melhor. Independentemente de cor, seja branco, “índio” ou preto, devemos respeitar e zelar pelo próximo. Agradeço a todas as pessoas que contribuíram para o meu sucesso e para o meu crescimento como pessoa.”
Pamela Castro destacou que:

“Cada aula foi importante para a construção do conhecimento. Tem muita coisa para aprender, mas o curso foi um ponto inicial e significante. Hoje reconheço que sou racista, porém cabe a mim erradicar isso em meu meio. Agradeço a todos os mestres e colaboradores por esta oportunidade.”



Carlos Júnior de Souza declarou que:

“O curso foi de grande importância porque serviu para enriquecimento e aprendizado pessoal, trazendo uma visão ampla sobre a temática étnico-racial que, até então, não a tinha e mostrando a realidade dos preconceitos e racismo da nossa sociedade, que é gritante. O pior é a forma sutil e disfarçada de racismo que muitas das vezes não percebemos.”








A coordenadora professora Ma Flávia Rocha, também apresentou às pessoas presentes os outros projetos da UFAC, coordenados pela mesma, e que são relacionados à temática étnico-racial (e fazendo o convite a quem se interesse em aprofundar os conhecimentos sobre a temática). E sobre o término do curso, destacou


"Depois de dois meses, sábado após sábado, 41 pessoas concluíram com muito sucesso este curso e agora são sementes que irão multiplicar justiça racial por onde forem. Obrigada aos participantes por somarem conosco! Obrigada aos palestrantes por tão brilhantes contribuições! Obrigada à toda equipe que trabalhou e se empenhou para este resultado tão satisfatório que tivemos!"



Parte da equipe do Observatório de 
Discriminação Racial do
 Estado do Acre - ODR/AC - UFAC

Sobre a autora:
Texto escrito por Joana Marques Saar, graduada em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Acre (2011). Especialista em Educação para as Relações Étnico-Raciais, título obtido através do curso Uniafro: Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola da Universidade Federal do Acre (2015). Licenciada em Pedagogia (2016). Atualmente está cursando a especialização em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Atuou como professora de História nas escolas da rede pública de Rio Branco. Exerceu a função de professora de Ciências Humanas da Educação de Jovens e Adultos (EJA/SEE) nos Centros Socioeducativos. Atualmente é professora de creche do quadro efetivo da Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco. Tem experiência na área de História, Ciências Humanas, Educação para as relações étnico-raciais e ensino infantil. É pesquisadora do Observatório de Discriminação Racial do Estado do Acre - ODR.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3142464963436782



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto de Extensão Em Favor da Aplicabilidade da Lei nº 10.639/2003 na Educação Básica encerra ações do ano de 2018

Durante o mês de novembro ocorreu o encerramento das ações do Projeto de Extensão "Em Favor da Aplicabilidade da Lei nº 10.639/2003 na Educação Básica" do ano de 2018. Totalizando 23 ações durante o ano, realizando além das escolas da rede de Educação Básica da regional São Francisco, objeto do projeto. O sucesso da execução do projeto se deveu às parcerias realizadas, entre elas o Fórum Permanente de Educação Étnico-Racial do Estado do Acre (FPEER/AC), a Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco, Centro Universitário - Uninorte, Centro Universitário - Fameta e outras. A ação realizada no Centro Universitário - Uninorte, no dia 05 de Novembro de 2018, teve como público os alunos da turma do 5º período de Medicina, a participação do projeto de extensão se deu na disciplina do curso "Educação das Relações Étnico-Raciais" e teve como tema " Educação das relações étnico-raciais no Brasil: história e saúde da população negra ". No dia 26 de N

Projeto Afrocientista

O Programa Afrocientista é promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), com intuito de despertar a vocação científica e incentivar talentos entre estudantes negros e negras matriculados em escolas de ensino médio, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica desenvolvidas pelos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiro – NEAB e entidades correlatas. Apresentando uma proposta pedagógica do projeto que se sustenta em três pilares: iniciação às práticas da ciência; instrumentalização sobre o fazer ciências; e, formação para a cidadania e mobilização social. Em uma parceria entre a ABPN e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre (Neabi/Ufac), o Programa Afrocientista possui 9 bolsistas oriundos da escola pública Henrique Lima, localizada no bairro Calafate, na cidade de Rio Branco-Ac. O Programa Afrocientista avança com o debate da presença negra dentro das Universidades, estimulando ativi

Neabi/Ufac participa da I Formação Continuada para Equipes Gestoras e Professores da SEE/AC - Ano Letivo 2021 com mesa debatedora sobre "Educação para as Relações Étnico-raciais e o Contexto do Campo"

O Neabi/Ufac, representado pelas Profa. Ma. Flávia Rodrigues Lima da Rocha, Profa. Esp. Elizângela Mendonça e Profa. Esp. Goreth da Silva Pinto, na manhã de hoje (29/04/2021), participou da I Formação Continuada para Equipes Gestoras e Professores da SEE/AC -  Ano Letivo 2021, com mesa a debatedora sobre "Educação para as Relações Étnico-raciais e o Contexto do Campo". Momento muito rico de aprendizado sobre a temática Erer. A mesa debatedora está disponível no canal do Neabi/Ufac no Youtube e pode ser assistida clicando  aqui ! Publicado por: Kaliny Custódio do Carmo Discente do Curso de Bacharelado em História Membro do Laboratório de Pesquisa da Área de História Observatório de Discriminação Racial (LabODR/Ufac) Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre (Neabi/Ufac)