Pular para o conteúdo principal

Encerramento do curso "Pesquisa Étnico-Racial como Enfrentamento ao Racismo".

Sábado, dia 22 de julho de 2017, aconteceu o encerramento do curso de extensão "Pesquisa Étnico-Racial como Enfrentamento ao Racismo"



O curso é uma ação de extensão, ofertada pela  Universidade Federal do Acre, sob a coordenação da professora Ma Flávia Rocha, cujo objetivo  geral foi: “formar pesquisadores com aporte teórico-metodológico direcionados para a elaboração do conhecimento acadêmico-científico, a partir de pesquisa de campo e pesquisas bibliográficas, com recorte racial”. 
Mesmo sendo um curso voltado para a capacitação dos  pesquisadores do Observatório de Discriminação Racial do Estado do Acre – ODR/AC-UFAC, teve ampla participação de acadêmicos de diferentes cursos da UFAC (e  outras instituições de ensino)  e de pessoas da comunidade.
Durante o evento, tivemos a participação da representante da Pró-reitoria de Extensão e Cultura: Rivanda Nogueira.
Na oportunidade, como forma de gratidão, as/os concludentes do curso presentearam as professoras e os professores que ministraram as oficinas (as) com uma lembrancinha.
Ao todo, quarenta e um participantes concluíram o curso. Abaixo as opiniões de alguns/algumas concludentes, expressando satisfação em poderem participar do curso de extensão ofertado pela UFAC:



Regiane Barbosa afirma que:
“As aulas foram de grande valia, tenho certeza que não somente para mim, mas para todos e todas. Em cada um dos encontros, pude  somar conhecimento e aplicar à prática de nossa realidade. Posso dizer que de nada valem as ações/políticas afirmativas, a fim de compensar os danos causados aos negros, se a sociedade e o mercado de trabalho não mudarem e desenraizarem pensamentos errôneos a cerca da cor da pele e caráter de cada um.”

Para Izaías da Silva: 
“Bem, pra mim o curso foi de muita importância, pois ao chegar eu não sabia realmente nada a respeito do tema. Inclusive, acho que dei a nota errada, pois deveria ter colocado um, e não 3. Aprendi muito, inclusive que era racista, mas também aprendi que isso é errado, e vou me dá a nota 7, porque aprendi sobre o racismo de forma geral, a ponto de repassar o que aprendi para os meus colegas de turma e de casa.”
Cristiane Santos disse:
“As aulas foram muito importantes para mim, porque com tudo isso, percebemos que o preconceito é um dos problemas mais graves  em todo o mundo e que as pessoas precisam se conhecer melhor. Independentemente de cor, seja branco, “índio” ou preto, devemos respeitar e zelar pelo próximo. Agradeço a todas as pessoas que contribuíram para o meu sucesso e para o meu crescimento como pessoa.”
Pamela Castro destacou que:

“Cada aula foi importante para a construção do conhecimento. Tem muita coisa para aprender, mas o curso foi um ponto inicial e significante. Hoje reconheço que sou racista, porém cabe a mim erradicar isso em meu meio. Agradeço a todos os mestres e colaboradores por esta oportunidade.”



Carlos Júnior de Souza declarou que:

“O curso foi de grande importância porque serviu para enriquecimento e aprendizado pessoal, trazendo uma visão ampla sobre a temática étnico-racial que, até então, não a tinha e mostrando a realidade dos preconceitos e racismo da nossa sociedade, que é gritante. O pior é a forma sutil e disfarçada de racismo que muitas das vezes não percebemos.”








A coordenadora professora Ma Flávia Rocha, também apresentou às pessoas presentes os outros projetos da UFAC, coordenados pela mesma, e que são relacionados à temática étnico-racial (e fazendo o convite a quem se interesse em aprofundar os conhecimentos sobre a temática). E sobre o término do curso, destacou


"Depois de dois meses, sábado após sábado, 41 pessoas concluíram com muito sucesso este curso e agora são sementes que irão multiplicar justiça racial por onde forem. Obrigada aos participantes por somarem conosco! Obrigada aos palestrantes por tão brilhantes contribuições! Obrigada à toda equipe que trabalhou e se empenhou para este resultado tão satisfatório que tivemos!"



Parte da equipe do Observatório de 
Discriminação Racial do
 Estado do Acre - ODR/AC - UFAC

Sobre a autora:
Texto escrito por Joana Marques Saar, graduada em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Acre (2011). Especialista em Educação para as Relações Étnico-Raciais, título obtido através do curso Uniafro: Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola da Universidade Federal do Acre (2015). Licenciada em Pedagogia (2016). Atualmente está cursando a especialização em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Atuou como professora de História nas escolas da rede pública de Rio Branco. Exerceu a função de professora de Ciências Humanas da Educação de Jovens e Adultos (EJA/SEE) nos Centros Socioeducativos. Atualmente é professora de creche do quadro efetivo da Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco. Tem experiência na área de História, Ciências Humanas, Educação para as relações étnico-raciais e ensino infantil. É pesquisadora do Observatório de Discriminação Racial do Estado do Acre - ODR.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3142464963436782



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CHAMADA PARA SELEÇÃO DE REVISORES DE TEXTO

EDITAL NEABI/REFIR Nº 01/2020  CHAMADA PARA SELEÇÃO DE REVISORES DE TEXTO  O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre (Neabi/Ufac), por meio de sua revista acadêmica, Revista em Favor de Igualdade Racial (Refir) torna pública a chamada para profissionais habilitados em Letras ou Comunicação Social para executarem o trabalho de revisão voluntária de texto das obras a serem publicadas, sob a responsabilidade do Neabi/Ufac, nos anos de 2020 e 2021. As inscrições poderão ser realizadas no período de 15 a 26 de junho de 2020  em formulário específico, encontrado neste endereço. Para a inscrição, os candidatos deverão apresentar:  Ficha de Inscrição (Anexo I) e  Currículo Lattes atualizado. (Conforme solicitado na ficha de inscrição). Segue em anexo edital, ficha de inscrição e formulário para possível recurso:  Edital Neabi/Refir nº 01/2020 Ficha de inscrição (Anexo I) Recurso

I Seminário Afrocientista Neabi/Ufac

  Nos dias 05 e 06 de novembro de 2021 aconteceu o I Seminário Afrocientista Neabi/Ufac, onde as/os bolsistas da Educação Básica, juntamente com seus monitores, os alunos do Programa de Residência Pedagógica da Área de História, apresentaram suas produções realizadas ao longo do projeto, levando em consideração tudo aquilo que fora aprendido e desenvolvido por eles nessa trajetória. No primeiro dia de seminário, realizado remotamente, via canal do Neabi/Ufac no YouTube, contamos com participações ilustres na abertura do evento, como de Mari do Espírito Santo, coordenadora de articulação institucional do Instituto Unibanco e também de Gustavo Augusto Assis, secretario geral do Projeto Afrocientista, bem como da Profa. Ma. Flávia Rodrigues Lima da Rocha, coordenadora local do projeto e mediano pelo bolsista de graduação do projeto Maycon David de Souza Pereira. Logo após a abertura, deu-se início as apresentações: 1.       Comunicação Oral – GT Histór...

Neabi/Ufac participa da I Formação Continuada para Equipes Gestoras e Professores da SEE/AC - Ano Letivo 2021 com mesa debatedora sobre "Educação para as Relações Étnico-raciais e o Contexto do Campo"

O Neabi/Ufac, representado pelas Profa. Ma. Flávia Rodrigues Lima da Rocha, Profa. Esp. Elizângela Mendonça e Profa. Esp. Goreth da Silva Pinto, na manhã de hoje (29/04/2021), participou da I Formação Continuada para Equipes Gestoras e Professores da SEE/AC -  Ano Letivo 2021, com mesa a debatedora sobre "Educação para as Relações Étnico-raciais e o Contexto do Campo". Momento muito rico de aprendizado sobre a temática Erer. A mesa debatedora está disponível no canal do Neabi/Ufac no Youtube e pode ser assistida clicando  aqui ! Publicado por: Kaliny Custódio do Carmo Discente do Curso de Bacharelado em História Membro do Laboratório de Pesquisa da Área de História Observatório de Discriminação Racial (LabODR/Ufac) Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre (Neabi/Ufac)