Pular para o conteúdo principal

Entrega de certificados do Curso de Aperfeiçoamento UNIAFRO: Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola.


Na segunda-feira, dia 07 de agosto de 2017 (no Auditório Pedro Martinello), aconteceu a entrega de certificados aos concludentes do Curso de Aperfeiçoamento UNIAFRO: Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola


A cerimônia contou com a presença da representante da Pró-reitoria de Extensão da UFAC, Fabiana Nogueira, e do representante da Pró-reitoria de Pesquisa e  Pós-graduação, professor Drº Francisco Pinheiro. 
Extensão realizada pela Universidade Federal do Acre, sob coordenação da professora Mestre Flávia Rocha. O curso teve como objetivo geral: "fornecer subsídios técnicos, teóricos e metodológicos para a implementação, em sala de aula, das “Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de história e Cultura Afro-Brasileira e Africana”. 


O curso teve duração de sete meses (de maio à novembro de 2016) e foi composto por 12 módulos, a turma após a conclusão dos módulos tiveram a oportunidade de compartilhar o que aprenderam no decorrer do curso. Os cursistas foram para as escolas, com o objetivo de aplicarem a Intervenção Pedagógica relacionado a temática (houve aplicações em todos os níveis de ensino da Educação Básica)  e com a aplicação da intervenção foi feito o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), os trabalhos foram apresentados durante a II Semana em Favor da Igualdade Racial, 36 pessoas concluiram o curso, dentre eles alunos da UFAC e comunidade. 

A coordenadora do curso, Flávia Rocha, disse que:


"A extensão realizada pela Universidade Federal do Acre - UFAC, sem ônus algum, mas com muito trabalho, empenho e dedicação, compromisso e união de muitas pessoas que sonham com uma sociedade mais justa. Muito obrigada à UFAC pela oportunidade de promover cursos dessa magnitude, desde a Reitoria, a Pró-reitoria de Extensão (Proex) e o Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH). Muito obrigada à equipe de professores, que no auge de sua competência abrilhantaram o curso módulo pós módulo. Obrigada à equipe de tutoras que conduziram os módulos à distância e promoveram paixões ainda maiores pela temática. Obrigada à preciosa equipe de monitoras, que trabalhou incansavelmente cuidando de cada detalhe para melhor servir a todos e levar a maior parte da turma a chegar até aqui. Obrigada a cada aluno que em algum momento se interessou pelo curso, mesmo não conseguindo concluir. E obrigada profundamente a cada aluno concluente. Vocês são a esperança da multiplicação em diversos ambientes das nossas práticas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade racial! UBUNTU!."


Sigamos, juntos e juntas na promoção da igualdade!


Sobre a autora:


Texto escrito por Joana Marques Saar, graduada em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Acre (2011). Especialista em Educação para as Relações Étnico-Raciais, título obtido através do curso Uniafro: Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola da Universidade Federal do Acre (2015). Licenciada em Pedagogia (2016). Atualmente está cursando a especialização em Educação Especial na Perspectiva Inclusiva. Atuou como professora de História nas escolas da rede pública de Rio Branco. Exerceu a função de professora de Ciências Humanas da Educação de Jovens e Adultos (EJA/SEE) nos Centros Socioeducativos. Atualmente é professora de creche do quadro efetivo da Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco. Tem experiência na área de História, Ciências Humanas, Educação para as relações étnico-raciais e ensino infantil. É pesquisadora do Observatório de Discriminação Racial do Estado do Acre - ODR.

Latteshttp://lattes.cnpq.br/3142464963436782


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CHAMADA PARA SELEÇÃO DE REVISORES DE TEXTO

EDITAL NEABI/REFIR Nº 01/2020  CHAMADA PARA SELEÇÃO DE REVISORES DE TEXTO  O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre (Neabi/Ufac), por meio de sua revista acadêmica, Revista em Favor de Igualdade Racial (Refir) torna pública a chamada para profissionais habilitados em Letras ou Comunicação Social para executarem o trabalho de revisão voluntária de texto das obras a serem publicadas, sob a responsabilidade do Neabi/Ufac, nos anos de 2020 e 2021. As inscrições poderão ser realizadas no período de 15 a 26 de junho de 2020  em formulário específico, encontrado neste endereço. Para a inscrição, os candidatos deverão apresentar:  Ficha de Inscrição (Anexo I) e  Currículo Lattes atualizado. (Conforme solicitado na ficha de inscrição). Segue em anexo edital, ficha de inscrição e formulário para possível recurso:  Edital Neabi/Refir nº 01/2020 Ficha de inscrição (Anexo I) Recurso

I Seminário Afrocientista Neabi/Ufac

  Nos dias 05 e 06 de novembro de 2021 aconteceu o I Seminário Afrocientista Neabi/Ufac, onde as/os bolsistas da Educação Básica, juntamente com seus monitores, os alunos do Programa de Residência Pedagógica da Área de História, apresentaram suas produções realizadas ao longo do projeto, levando em consideração tudo aquilo que fora aprendido e desenvolvido por eles nessa trajetória. No primeiro dia de seminário, realizado remotamente, via canal do Neabi/Ufac no YouTube, contamos com participações ilustres na abertura do evento, como de Mari do Espírito Santo, coordenadora de articulação institucional do Instituto Unibanco e também de Gustavo Augusto Assis, secretario geral do Projeto Afrocientista, bem como da Profa. Ma. Flávia Rodrigues Lima da Rocha, coordenadora local do projeto e mediano pelo bolsista de graduação do projeto Maycon David de Souza Pereira. Logo após a abertura, deu-se início as apresentações: 1.       Comunicação Oral – GT Histór...

Neabi/Ufac participa da I Formação Continuada para Equipes Gestoras e Professores da SEE/AC - Ano Letivo 2021 com mesa debatedora sobre "Educação para as Relações Étnico-raciais e o Contexto do Campo"

O Neabi/Ufac, representado pelas Profa. Ma. Flávia Rodrigues Lima da Rocha, Profa. Esp. Elizângela Mendonça e Profa. Esp. Goreth da Silva Pinto, na manhã de hoje (29/04/2021), participou da I Formação Continuada para Equipes Gestoras e Professores da SEE/AC -  Ano Letivo 2021, com mesa a debatedora sobre "Educação para as Relações Étnico-raciais e o Contexto do Campo". Momento muito rico de aprendizado sobre a temática Erer. A mesa debatedora está disponível no canal do Neabi/Ufac no Youtube e pode ser assistida clicando  aqui ! Publicado por: Kaliny Custódio do Carmo Discente do Curso de Bacharelado em História Membro do Laboratório de Pesquisa da Área de História Observatório de Discriminação Racial (LabODR/Ufac) Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre (Neabi/Ufac)