Pular para o conteúdo principal

Projeto de Extensão da Ufac “Em Favor da Aplicabilidade da Lei 10.639/2003 na Educação Básica” é premiado pelo Ministério Público do Estado do Acre


Na tarde do dia 19 de janeiro de 2018 aconteceu a cerimônia de premiação do “Prêmio MP de Atitude” que tem como objetivo “reconhecer e premiar pessoas ou instituições que desenvolvem ações solidárias em prol de uma sociedade mais justa.” (MP Acre).
Na categoria EDUCAÇÃO o projeto de extensão “Em Favor da Aplicabilidade da Lei 10.639/2003 na Educação Básica”, coordenado pela Profª. Ma. Flávia Rocha, desde 2015 e que teve sua 3ª edição em 2017 recebeu a certificação do evento. O projeto, que foi fruto do curso Uniafro: Política de Promoção de Igualdade Racial na Escola, que fornecia recursos teóricos, metodológicos e pedagógicos para professores formados (1ª edição em formato especialização em 2013) e em formação (2ª edição em formato aperfeiçoamento em 2016) que no final do curso faziam intervenções pedagógicas em conformidade com a Lei nº 10.639/2003 que obriga o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira.
Em 2017 não teve curso Uniafro e o projeto de extensão “Em Favor da Aplicabilidade da Lei 10.639/2003” funcionou como extensão no projeto da Pró-Reitoria de Extensão – Proex “Ufac na Comunidade”, que, inicialmente, foi inscrito para ser realizado nas escolas do bairro Calafate e tinha como objetivo fornecer formações sobre a Lei anteriormente citada e educação étnico-racial para os professores, bem como realizar ações com os alunos. Mas, como o objetivo de somar e promover a igualdade racial foram efetivadas 23 ações que teve como público-alvo gestores, professores, alunos e comunidade em geral, em vários outros bairros, e até mesmo em municípios vizinhos, como Bujari e Sena Madureira.


Assim, a certificação entregue pelo Procurador-Geral de Justiça Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto no evento foi recebido pela coordenadora do projeto, que esteve acompanhada por sua equipe de trabalho, participantes do projeto, entre bolsistas e voluntários.

Segue algumas fotos da premiação:















Fotos: João Felipe Moura e acervo do Observatório de Discriminação Racial do Estado do Acre

Sobre a autora:
Texto escrito por Andressa Queiroz da Silva, pesquisadora do Observatório de Discriminação Racial do Estado do Acre. Bacharela em Serviço Social pela Faculdade da Amazônia Ocidental - FAAO (2015). Especialista em Famílias e Representações Familiares pela Faculdade da Amazônia Ocidental - FAAO (2016). Graduada no curso de Licenciatura em Letras Português na Universidade Federal do Acre - UFAC (2016). Formada no curso de Aperfeiçoamento em Política de Promoção de Igualdade  Racial na Escola - UNIAFRO / UFAC (2016). Atualmente cursa a especialização em Estado e Direito dos Povos e Comunidades Tradicionais na Universidade Federal da Bahia - UFBA.


Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8349134Z6

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto de Extensão Em Favor da Aplicabilidade da Lei nº 10.639/2003 na Educação Básica encerra ações do ano de 2018

Durante o mês de novembro ocorreu o encerramento das ações do Projeto de Extensão "Em Favor da Aplicabilidade da Lei nº 10.639/2003 na Educação Básica" do ano de 2018. Totalizando 23 ações durante o ano, realizando além das escolas da rede de Educação Básica da regional São Francisco, objeto do projeto. O sucesso da execução do projeto se deveu às parcerias realizadas, entre elas o Fórum Permanente de Educação Étnico-Racial do Estado do Acre (FPEER/AC), a Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco, Centro Universitário - Uninorte, Centro Universitário - Fameta e outras. A ação realizada no Centro Universitário - Uninorte, no dia 05 de Novembro de 2018, teve como público os alunos da turma do 5º período de Medicina, a participação do projeto de extensão se deu na disciplina do curso "Educação das Relações Étnico-Raciais" e teve como tema " Educação das relações étnico-raciais no Brasil: história e saúde da população negra ". No dia 26 de N

Projeto Afrocientista

O Programa Afrocientista é promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), com intuito de despertar a vocação científica e incentivar talentos entre estudantes negros e negras matriculados em escolas de ensino médio, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica desenvolvidas pelos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiro – NEAB e entidades correlatas. Apresentando uma proposta pedagógica do projeto que se sustenta em três pilares: iniciação às práticas da ciência; instrumentalização sobre o fazer ciências; e, formação para a cidadania e mobilização social. Em uma parceria entre a ABPN e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre (Neabi/Ufac), o Programa Afrocientista possui 9 bolsistas oriundos da escola pública Henrique Lima, localizada no bairro Calafate, na cidade de Rio Branco-Ac. O Programa Afrocientista avança com o debate da presença negra dentro das Universidades, estimulando ativi

Neabi/Ufac participa da I Formação Continuada para Equipes Gestoras e Professores da SEE/AC - Ano Letivo 2021 com mesa debatedora sobre "Educação para as Relações Étnico-raciais e o Contexto do Campo"

O Neabi/Ufac, representado pelas Profa. Ma. Flávia Rodrigues Lima da Rocha, Profa. Esp. Elizângela Mendonça e Profa. Esp. Goreth da Silva Pinto, na manhã de hoje (29/04/2021), participou da I Formação Continuada para Equipes Gestoras e Professores da SEE/AC -  Ano Letivo 2021, com mesa a debatedora sobre "Educação para as Relações Étnico-raciais e o Contexto do Campo". Momento muito rico de aprendizado sobre a temática Erer. A mesa debatedora está disponível no canal do Neabi/Ufac no Youtube e pode ser assistida clicando  aqui ! Publicado por: Kaliny Custódio do Carmo Discente do Curso de Bacharelado em História Membro do Laboratório de Pesquisa da Área de História Observatório de Discriminação Racial (LabODR/Ufac) Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre (Neabi/Ufac)