Pular para o conteúdo principal

Projeto de Extensão da Ufac “Em Favor da Aplicabilidade da Lei 10.639/2003 na Educação Básica” é premiado pelo Ministério Público do Estado do Acre


Na tarde do dia 19 de janeiro de 2018 aconteceu a cerimônia de premiação do “Prêmio MP de Atitude” que tem como objetivo “reconhecer e premiar pessoas ou instituições que desenvolvem ações solidárias em prol de uma sociedade mais justa.” (MP Acre).
Na categoria EDUCAÇÃO o projeto de extensão “Em Favor da Aplicabilidade da Lei 10.639/2003 na Educação Básica”, coordenado pela Profª. Ma. Flávia Rocha, desde 2015 e que teve sua 3ª edição em 2017 recebeu a certificação do evento. O projeto, que foi fruto do curso Uniafro: Política de Promoção de Igualdade Racial na Escola, que fornecia recursos teóricos, metodológicos e pedagógicos para professores formados (1ª edição em formato especialização em 2013) e em formação (2ª edição em formato aperfeiçoamento em 2016) que no final do curso faziam intervenções pedagógicas em conformidade com a Lei nº 10.639/2003 que obriga o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira.
Em 2017 não teve curso Uniafro e o projeto de extensão “Em Favor da Aplicabilidade da Lei 10.639/2003” funcionou como extensão no projeto da Pró-Reitoria de Extensão – Proex “Ufac na Comunidade”, que, inicialmente, foi inscrito para ser realizado nas escolas do bairro Calafate e tinha como objetivo fornecer formações sobre a Lei anteriormente citada e educação étnico-racial para os professores, bem como realizar ações com os alunos. Mas, como o objetivo de somar e promover a igualdade racial foram efetivadas 23 ações que teve como público-alvo gestores, professores, alunos e comunidade em geral, em vários outros bairros, e até mesmo em municípios vizinhos, como Bujari e Sena Madureira.


Assim, a certificação entregue pelo Procurador-Geral de Justiça Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto no evento foi recebido pela coordenadora do projeto, que esteve acompanhada por sua equipe de trabalho, participantes do projeto, entre bolsistas e voluntários.

Segue algumas fotos da premiação:















Fotos: João Felipe Moura e acervo do Observatório de Discriminação Racial do Estado do Acre

Sobre a autora:
Texto escrito por Andressa Queiroz da Silva, pesquisadora do Observatório de Discriminação Racial do Estado do Acre. Bacharela em Serviço Social pela Faculdade da Amazônia Ocidental - FAAO (2015). Especialista em Famílias e Representações Familiares pela Faculdade da Amazônia Ocidental - FAAO (2016). Graduada no curso de Licenciatura em Letras Português na Universidade Federal do Acre - UFAC (2016). Formada no curso de Aperfeiçoamento em Política de Promoção de Igualdade  Racial na Escola - UNIAFRO / UFAC (2016). Atualmente cursa a especialização em Estado e Direito dos Povos e Comunidades Tradicionais na Universidade Federal da Bahia - UFBA.


Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8349134Z6

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CHAMADA PARA SELEÇÃO DE REVISORES DE TEXTO

EDITAL NEABI/REFIR Nº 01/2020  CHAMADA PARA SELEÇÃO DE REVISORES DE TEXTO  O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre (Neabi/Ufac), por meio de sua revista acadêmica, Revista em Favor de Igualdade Racial (Refir) torna pública a chamada para profissionais habilitados em Letras ou Comunicação Social para executarem o trabalho de revisão voluntária de texto das obras a serem publicadas, sob a responsabilidade do Neabi/Ufac, nos anos de 2020 e 2021. As inscrições poderão ser realizadas no período de 15 a 26 de junho de 2020  em formulário específico, encontrado neste endereço. Para a inscrição, os candidatos deverão apresentar:  Ficha de Inscrição (Anexo I) e  Currículo Lattes atualizado. (Conforme solicitado na ficha de inscrição). Segue em anexo edital, ficha de inscrição e formulário para possível recurso:  Edital Neabi/Refir nº 01/2020 Ficha de inscrição (Anexo I) Recurso

Convite para reunião de organização da Quinzena da Mulher Negra de 2021.

O comitê de organização da Quinzena da Mulher Negra convida todos os organismos de Promoção de Igualdade racial do Estado, tais como : Movimento Negro, Movimento de Mulheres, IMA, CDDHEP, Movimento da Juventude, FPEER, Neabi/Ufac e Neabi/Ifac, Lab.ODR/Ufac, Feremac , MNU, Cernegro, Clube do Samba, SEASDHM , Sesacre, Semsa, Dir.da Mulher, DPIR, SEE, Seme, IES, Coepir, Compir, Cedim, CMDM, MMC, Associação de Mulheres e á quem interessar, para uma reunião online que tratará sobre a Organização da Quinzena da Mulher Negra de 2021. Data: 23/06/2021 (Quarta-feira) Horário: 14 horas Através do link: http://meet.google.com/nyq-wcqv-kzv Sua presença é fundamental.

Projeto de Extensão Em Favor da Aplicabilidade da Lei nº 10.639/2003 na Educação Básica encerra ações do ano de 2018

Durante o mês de novembro ocorreu o encerramento das ações do Projeto de Extensão "Em Favor da Aplicabilidade da Lei nº 10.639/2003 na Educação Básica" do ano de 2018. Totalizando 23 ações durante o ano, realizando além das escolas da rede de Educação Básica da regional São Francisco, objeto do projeto. O sucesso da execução do projeto se deveu às parcerias realizadas, entre elas o Fórum Permanente de Educação Étnico-Racial do Estado do Acre (FPEER/AC), a Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco, Centro Universitário - Uninorte, Centro Universitário - Fameta e outras. A ação realizada no Centro Universitário - Uninorte, no dia 05 de Novembro de 2018, teve como público os alunos da turma do 5º período de Medicina, a participação do projeto de extensão se deu na disciplina do curso "Educação das Relações Étnico-Raciais" e teve como tema " Educação das relações étnico-raciais no Brasil: história e saúde da população negra ". No dia 26 de N...