Pular para o conteúdo principal

Pesquisadores do Observatório de Discriminação Racial do Estado do Acre – ODR participam de projeto de Extensão


Á convite do Prof. Me.  Jorge Fernandes, pedagogo docente da Universidade Federal do Acre – UFAC e escritor do livro “Negros na Amazônia Acreana” (Edufac, 2012), a equipe do ODR participou do projeto de Extensão intitulado “Orientações sobre ações afirmativas e reservas de vagas para alunos (as) do terceiro ano do Ensino Médio”, que o professor é coordenador.
Realizada nas turmas de terceiro ano da escola Henrique Lima, no dia 14 de agosto de 2017, nos turnos matutino, vespertino e noturno, para jovens e adultos entre 17 até 40 anos, totalizando 5 turmas de concludentes do Ensino Médio e alcançando em média 150 alunos.
O projeto além de incentivar os alunos a participarem do processo de ingresso nas Universidades Federais, o ENEM, foi mostrado como funciona o sistema de cotas desmistificando os preconceitos com os alunos que optam pelas cotas e também expomos as assistências estudantis que a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis da UFAC oferece para seus alunos.



O projeto dado na escola é de iniciativa da Pró-reitoria de Extensão e Cultura – PROEX e se chama Ufac e comunidade, parcerias e responsabilidades sociais que tem como objetivo “viabilizar o acesso destas populações aos saberes, disponibilizar a produção intelectual aos segmentos externos e avaliar o impacto das produções e facilitar o acesso das comunidades aos saberes produzidos pela UFAC”.

A regional Calafate foi escolhida pelo professor e coordenador Jorge Fernandes para aplicação do projeto por ser um local cuja, grande parte da população, vive em situação de vulnerabilidade econômica, política, social e ambiental. E assim, sabemos que o acesso ao ensino superior para estes alunos de diferentes perfis (pessoas com deficiência, procedentes de escola pública, com baixa renda familiar, etnias específicas etc) é um sonho distante.


Por isso, a aplicação do projeto é de extrema importância por incentivar estes jovens e adultos a ingressarem no ensino superior, seja pelas ações afirmativas -vagas de reservas - ampla concorrência, ou através de Políticas públicas como o Programa Universidade para Todos (ProUni) -  financiamento do curso ou com bolsas de estudos.

Sobre a autora:
Texto escrito por Andressa Queiroz da Silva, pesquisadora do Observatório de Discriminação Racial do Estado do Acre. Bacharela em Serviço Social pela Faculdade da Amazônia Ocidental - FAAO (2015). Especialista em Famílias e Representações Familiares pela Faculdade da Amazônia Ocidental - FAAO (2016). Graduada no curso de Licenciatura em Letras Português na Universidade Federal do Acre - UFAC (2016). Formada no curso de Aperfeiçoamento em Política de Promoção de Igualdade  Racial na Escola - UNIAFRO / UFAC (2016). Atualmente cursa a especialização em Estado e Direito dos Povos e Comunidades Tradicionais na Universidade Federal da Bahia - UFBA.


Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8349134Z6

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto de Extensão Em Favor da Aplicabilidade da Lei nº 10.639/2003 na Educação Básica encerra ações do ano de 2018

Durante o mês de novembro ocorreu o encerramento das ações do Projeto de Extensão "Em Favor da Aplicabilidade da Lei nº 10.639/2003 na Educação Básica" do ano de 2018. Totalizando 23 ações durante o ano, realizando além das escolas da rede de Educação Básica da regional São Francisco, objeto do projeto. O sucesso da execução do projeto se deveu às parcerias realizadas, entre elas o Fórum Permanente de Educação Étnico-Racial do Estado do Acre (FPEER/AC), a Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco, Centro Universitário - Uninorte, Centro Universitário - Fameta e outras. A ação realizada no Centro Universitário - Uninorte, no dia 05 de Novembro de 2018, teve como público os alunos da turma do 5º período de Medicina, a participação do projeto de extensão se deu na disciplina do curso "Educação das Relações Étnico-Raciais" e teve como tema " Educação das relações étnico-raciais no Brasil: história e saúde da população negra ". No dia 26 de N

Projeto Afrocientista

O Programa Afrocientista é promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), com intuito de despertar a vocação científica e incentivar talentos entre estudantes negros e negras matriculados em escolas de ensino médio, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica desenvolvidas pelos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiro – NEAB e entidades correlatas. Apresentando uma proposta pedagógica do projeto que se sustenta em três pilares: iniciação às práticas da ciência; instrumentalização sobre o fazer ciências; e, formação para a cidadania e mobilização social. Em uma parceria entre a ABPN e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre (Neabi/Ufac), o Programa Afrocientista possui 9 bolsistas oriundos da escola pública Henrique Lima, localizada no bairro Calafate, na cidade de Rio Branco-Ac. O Programa Afrocientista avança com o debate da presença negra dentro das Universidades, estimulando ativi

Neabi/Ufac participa da I Formação Continuada para Equipes Gestoras e Professores da SEE/AC - Ano Letivo 2021 com mesa debatedora sobre "Educação para as Relações Étnico-raciais e o Contexto do Campo"

O Neabi/Ufac, representado pelas Profa. Ma. Flávia Rodrigues Lima da Rocha, Profa. Esp. Elizângela Mendonça e Profa. Esp. Goreth da Silva Pinto, na manhã de hoje (29/04/2021), participou da I Formação Continuada para Equipes Gestoras e Professores da SEE/AC -  Ano Letivo 2021, com mesa a debatedora sobre "Educação para as Relações Étnico-raciais e o Contexto do Campo". Momento muito rico de aprendizado sobre a temática Erer. A mesa debatedora está disponível no canal do Neabi/Ufac no Youtube e pode ser assistida clicando  aqui ! Publicado por: Kaliny Custódio do Carmo Discente do Curso de Bacharelado em História Membro do Laboratório de Pesquisa da Área de História Observatório de Discriminação Racial (LabODR/Ufac) Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre (Neabi/Ufac)