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Pesquisadores do Observatório de Discriminação Racial do Estado do Acre – ODR participam de projeto de Extensão


Á convite do Prof. Me.  Jorge Fernandes, pedagogo docente da Universidade Federal do Acre – UFAC e escritor do livro “Negros na Amazônia Acreana” (Edufac, 2012), a equipe do ODR participou do projeto de Extensão intitulado “Orientações sobre ações afirmativas e reservas de vagas para alunos (as) do terceiro ano do Ensino Médio”, que o professor é coordenador.
Realizada nas turmas de terceiro ano da escola Henrique Lima, no dia 14 de agosto de 2017, nos turnos matutino, vespertino e noturno, para jovens e adultos entre 17 até 40 anos, totalizando 5 turmas de concludentes do Ensino Médio e alcançando em média 150 alunos.
O projeto além de incentivar os alunos a participarem do processo de ingresso nas Universidades Federais, o ENEM, foi mostrado como funciona o sistema de cotas desmistificando os preconceitos com os alunos que optam pelas cotas e também expomos as assistências estudantis que a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis da UFAC oferece para seus alunos.



O projeto dado na escola é de iniciativa da Pró-reitoria de Extensão e Cultura – PROEX e se chama Ufac e comunidade, parcerias e responsabilidades sociais que tem como objetivo “viabilizar o acesso destas populações aos saberes, disponibilizar a produção intelectual aos segmentos externos e avaliar o impacto das produções e facilitar o acesso das comunidades aos saberes produzidos pela UFAC”.

A regional Calafate foi escolhida pelo professor e coordenador Jorge Fernandes para aplicação do projeto por ser um local cuja, grande parte da população, vive em situação de vulnerabilidade econômica, política, social e ambiental. E assim, sabemos que o acesso ao ensino superior para estes alunos de diferentes perfis (pessoas com deficiência, procedentes de escola pública, com baixa renda familiar, etnias específicas etc) é um sonho distante.


Por isso, a aplicação do projeto é de extrema importância por incentivar estes jovens e adultos a ingressarem no ensino superior, seja pelas ações afirmativas -vagas de reservas - ampla concorrência, ou através de Políticas públicas como o Programa Universidade para Todos (ProUni) -  financiamento do curso ou com bolsas de estudos.

Sobre a autora:
Texto escrito por Andressa Queiroz da Silva, pesquisadora do Observatório de Discriminação Racial do Estado do Acre. Bacharela em Serviço Social pela Faculdade da Amazônia Ocidental - FAAO (2015). Especialista em Famílias e Representações Familiares pela Faculdade da Amazônia Ocidental - FAAO (2016). Graduada no curso de Licenciatura em Letras Português na Universidade Federal do Acre - UFAC (2016). Formada no curso de Aperfeiçoamento em Política de Promoção de Igualdade  Racial na Escola - UNIAFRO / UFAC (2016). Atualmente cursa a especialização em Estado e Direito dos Povos e Comunidades Tradicionais na Universidade Federal da Bahia - UFBA.


Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8349134Z6

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