Pular para o conteúdo principal

Rio Branco realiza 2ª Conferência de Promoção da Igualdade Racial

“Rio Branco na década dos afrodescentes: reconhecimento, justiça, desenvolvimento e igualdade de direitos”. Esse é o tema da 2ª. Conferência Municipal da Igualdade Racial aberta na noite desta sexta-feira, 22, no Anfiteatro da Universidade Federal do Acre.

 
O evento contou com a participação da vice-prefeita Socorro Neri, da secretaria da Promoção da Igualdade Racial, Elza Lopes, do secretário de Direitos Humanos Marcus Bastos, da Chefe do Departamento da Igualdade Racial do Estado do Acre, Almerinda Cunha, e da representante do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, Gleice Damasceno. Estavam presentes ainda o representante das religiões de Matrizes Africanas Eudimar Bastos, a secretária de Estado de Ciência e Tecnologia, Rosali Scalabrin, e o representante do Movimento Ecumênico do Acre, José Pacífico. Representando a UFAC, estava a Professora Dra. Flávia Rocha.

 
A Conferência realizada pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, com o objetivo de estabelecer diretrizes e avaliar a implementação de políticas públicas, ações, programas e projetos para a promoção da igualdade racial e enfrentamento ao racismo no município reuniu gestores públicos, parlamentares, representantes dos movimentos sociais, professores e estudantes. As análises, proposições, deliberações consideram a realidade local e o panorama nacional.

A vice-prefeita Socorro Neri destacou os avanços no município. A criação da secretaria de Promoção da Igualdade Racial - SEADPIR foi um marco importante para o desenvolvimento de políticas que começaram com a realização da 1ª. Conferência da Igualdade Racial em 2013 e hoje se complementam com a Lei de Promoção da Igualdade Racial, aprovada há 10 dias na Câmara de Vereadores de Rio Branco”.

Para a secretária de Promoção da Igualdade Racial, Elza Lopes, foram avanços bem significativos. Há alguns anos, o pensamento era de que no Acre nem havia negros. Hoje, as pessoas não só reconhecem que há negros como se autodeclaram negros e buscam as políticas públicas como meio de garantia dos seus direitos. Isso é um grande avanço”.

Natural de Rondônia, estudante do 6º. ano de enfermagem na UFAC e representante do Coletivo “Enegrecer”, Anderson Rocha, falou sobre a importância da Conferência para a garantia dos direitos da população negra. "O mito da democracia racial ainda predomina e é o que faz com que acreditem que todos são iguais, que racismo não existe, isso não é verdade. Eu senti isso na pele. Por muitas vezes fui discriminado, excluído por causa da cor, do cabelo crespo, fora do padrão. Então, esse é o momento de expor nossos anseios, dizer o que a população negra quer do poder público. Por isso estamos aqui”, disse o estudante. 
Dentre os gestores municipais presentes à conferência estavam o diretor-presidente da Fundação Garibaldi Brasil (FBG), Sérgio de Carvalho, a secretária Adjunta da Mulher, Lidianne Cabral e a secretária de Cidadania e Assistência Social, Dôra Araújo. Também estavam presentes o líder do prefeito na Câmara, vereador Eduardo Farias e os vereadores Elzinha Mendonça e Jackson Ramos. “Reconheço que pela herança histórica, as condições não são iguais. Para vencer na vida, nós, negros, temos que estudar mais, ser mais fortes. Por todos os avanços aqui já mencionados, Rio Branco, assim como o movimento social local estão de parabéns. Conquistamos muito, mas muito ainda há a ser feito. Espero eu que daqui saiam boas propostas”, disse o vereador Jackson Ramos. 
"Eu apoio essa causa e, na câmara municipal, quero ser a voz em defesa da igualdade racial em Rio Banco",  declarou a vereadora Elzinha Mendonça ao anunciar algumas algumas (sic) das ações de enfrentamento ao racismo no âmbito do município como o projeto de Lei, de sua autoria, para Divulgação do Disque 180 e a indicação para a edificação no Marco da Consciência Negra. "A divulgação fortalece o enfrentamento à violência e o Marco, é um monumento à Memória  dos negros que fazem históriria (sic) no Acre.

 
Na Conferência Municipal foram eleitos os delegados que participarão da conferência estadual no próximo mês de outubro. 
Fonte: Assessoria Prefeitura de Rio Branco
Fotos Marcos Vicentti/Asscom
Publicado em Sábado, 23 Setembro 2017 12:48
Texto original disponível em: http://riobranco.ac.gov.br/index.php/noticias/noticias-itens/ultimas-noticias/12865-rio-branco-realiza-2%C2%AA-confer%C3%AAncia-de-promo%C3%A7%C3%A3o-da-igualdade-racial.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CHAMADA PARA SELEÇÃO DE REVISORES DE TEXTO

EDITAL NEABI/REFIR Nº 01/2020  CHAMADA PARA SELEÇÃO DE REVISORES DE TEXTO  O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre (Neabi/Ufac), por meio de sua revista acadêmica, Revista em Favor de Igualdade Racial (Refir) torna pública a chamada para profissionais habilitados em Letras ou Comunicação Social para executarem o trabalho de revisão voluntária de texto das obras a serem publicadas, sob a responsabilidade do Neabi/Ufac, nos anos de 2020 e 2021. As inscrições poderão ser realizadas no período de 15 a 26 de junho de 2020  em formulário específico, encontrado neste endereço. Para a inscrição, os candidatos deverão apresentar:  Ficha de Inscrição (Anexo I) e  Currículo Lattes atualizado. (Conforme solicitado na ficha de inscrição). Segue em anexo edital, ficha de inscrição e formulário para possível recurso:  Edital Neabi/Refir nº 01/2020 Ficha de inscrição (Anexo I) Recurso

I Seminário Afrocientista Neabi/Ufac

  Nos dias 05 e 06 de novembro de 2021 aconteceu o I Seminário Afrocientista Neabi/Ufac, onde as/os bolsistas da Educação Básica, juntamente com seus monitores, os alunos do Programa de Residência Pedagógica da Área de História, apresentaram suas produções realizadas ao longo do projeto, levando em consideração tudo aquilo que fora aprendido e desenvolvido por eles nessa trajetória. No primeiro dia de seminário, realizado remotamente, via canal do Neabi/Ufac no YouTube, contamos com participações ilustres na abertura do evento, como de Mari do Espírito Santo, coordenadora de articulação institucional do Instituto Unibanco e também de Gustavo Augusto Assis, secretario geral do Projeto Afrocientista, bem como da Profa. Ma. Flávia Rodrigues Lima da Rocha, coordenadora local do projeto e mediano pelo bolsista de graduação do projeto Maycon David de Souza Pereira. Logo após a abertura, deu-se início as apresentações: 1.       Comunicação Oral – GT Histór...

Neabi/Ufac participa da I Formação Continuada para Equipes Gestoras e Professores da SEE/AC - Ano Letivo 2021 com mesa debatedora sobre "Educação para as Relações Étnico-raciais e o Contexto do Campo"

O Neabi/Ufac, representado pelas Profa. Ma. Flávia Rodrigues Lima da Rocha, Profa. Esp. Elizângela Mendonça e Profa. Esp. Goreth da Silva Pinto, na manhã de hoje (29/04/2021), participou da I Formação Continuada para Equipes Gestoras e Professores da SEE/AC -  Ano Letivo 2021, com mesa a debatedora sobre "Educação para as Relações Étnico-raciais e o Contexto do Campo". Momento muito rico de aprendizado sobre a temática Erer. A mesa debatedora está disponível no canal do Neabi/Ufac no Youtube e pode ser assistida clicando  aqui ! Publicado por: Kaliny Custódio do Carmo Discente do Curso de Bacharelado em História Membro do Laboratório de Pesquisa da Área de História Observatório de Discriminação Racial (LabODR/Ufac) Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre (Neabi/Ufac)