Pular para o conteúdo principal

III Semana Em Favor da Igualdade Racial

Ocorreu de 20 a 24 de novembro de 2017 a III Semana Em Favor da Igualdade Racial, na Universidade Federal do Acre – Ufac, cuja temática este ano foi “A década internacional dos afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento”. O evento que teve como objetivo discutir as políticas de promoção de igualdade racial estaduais, nacionais e internacionais. É importante salientar que o evento que contou com o apoio da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proex), da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes), das coordenadorias dos cursos de História (Licenciatura e Bacharelado) e do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH/Ufac) é um dos poucos que falam sobre a temática da promoção da igualdade racial no estado o que mostra sua relevância no âmbito acadêmico.
Mostraremos a seguir imagens do que aconteceu durante a programação da III Semana Em favor da Igualdade Racial:
No primeiro dia da programação (20/11/2017), a apresentação cultural de abertura do evento contou com a presença do cantor e compositor Alberan Morais que abrilhantou a noite com sua interpretação da música “Alma não tem cor” de Zeca Baleiro. No mesmo dia foi realizado o lançamento do livro “Da trajetória escolar ao sucesso profissional: narrativas de professoras e professores negros” do Prof. Me. da Universidade Federal do Acre – UFAC Jorge Fernandes, com direito a palestra e sessão de autógrafos. O livro é fruto da dissertação de mestrado do professor, o momento do lançamento do livro foi de muita emoção e contou com a presença de colegas, amigos, alunos e ex-alunos do professor e profissionais da área.











No segundo dia da programação (21/11/2017), ocorreu o inicio dos minicursos pela manhã e apresentação em Grupo de Trabalho pela tarde. À noite ocorreu a apresentação do Grupo de Capoeira Besouro Mangangá, a mesa redonda teve como tema “Relações Sociais da Juventude e das Mulheres Negras” e era composta por: Amine Carvalho Mastub, Presidente da Associação de Mulheres Negras do Estado do Acre (AMNA/AC); Maria Santiago de Lima, Militante do Movimento Negro; Ldiane de Lima Cabral, Secretária Adjunta da Mulher do Município de Rio Branco (SEMAN); e Gleici Damasceno, Presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Coepir).






No terceiro dia da programação (22/11/2017), é realizada uma exposição de materiais didáticos e paradidáticos sobre a temática étnico-racial pela Profª Rosivani, com o objetivo de mostrar a grande quantidade e diversidade de materiais sobre a temática e que não há dificuldade em inserir história e cultura africana e afrobrasileira no cotidiano escolar e em todas as disciplinas. À noite a mesa redonda teve como tema “Políticas de Promoção de Igualdade Racial do Estado do Acre” e foi composta por: Almerinda de Oliveira, Diretora do Departamento de Promoção de Igualdade Racial do Estado do Acre (DPIR/AC); Elza Lopes, Secretária Adjunta de Promoção de Igualdade Racial do Município de Rio Branco (SEADPIR/PMRB/AC); e por Flávia Rocha, Coordenadora do Fórum Permanente de Educação Étnico-racial do Estado do Acre (FPEER/AC).







No quarto dia da programação (23/11/2017), sucedeu a exposição de banneres com os resultados da 2ª Etapa da pesquisa do Observatório de Discriminação Racial do Estado do Acre, que nessa etapa pesquisa a efetividade ou não da Lei nº 10.639/2003 em 108 escolas municipais e estaduais da cidade de Rio Branco. Além disso, a mostra do filme “Moonlight: Sob a luz do luar” (2016) que teve o debate dirigido pelo Prof. Belchior Carriljo, Me. Letras Linguagem e Identidades e Esp. Em Gestão Pública com ênfase em Gênero e Relações Etnorraciais.








No quinto e último dia da programação da III Semana Em Favor da Igualdade Racial (24/11/2017), além do fim dos minicursos pela manhã e as apresentações do último Grupo de Trabalho pela tarde, ocorreu à noite a linda apresentação da Companhia de Dança da Universidade Federal do Acre – UFAC. A palestra de encerramento foi realizada pela Adv. Ma. Lúcia Ribeiro com o título “A década internacional dos afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento”.









Minicursos:

Minicurso – Das senzalas aos movimentos: uma análise reflexiva sobre a importância dos movimentos negros na construção da igualdade racial




Minicurso – Direitos Humanos na perspectiva multiculturalista: uma análise étnico-racial 




Minicurso – Os jogos e o ensino de história e cultura afro e indígena






Minicurso – Capacitação para agentes públicos e agentes da sociedade civil organizada em políticas de promoção da igualdade racial






Grupos de Trabalhos:
GRUPO DE TRABALHO 01 – DIÁLOGO (DES) IGUAIS: RACISMO, INTOLERÂNCIA E COMUNIDADE ESCOLAR
COORDENADO PELA PROFª Dra. GEÓRGIA PEREIRA LIMA
21/11/2017 (Terça-Feira) – 14h às 18h





GRUPO DE TRABALHO 02 – EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS NA PROMOÇÃO DE IGUALDADE RACIAL
COORDENADO PELOS PROFESSOPES Me. BELCHIOR CARRILLO DOS SANTOS E Esp. IZIS MELO DA SILVA
22/11/2017 (Quarta-Feira) – 14h às 18h







GRUPO DE TRABALHO 02 – EXPERIÊNCIAS EDUCACIONAIS NA PROMOÇÃO DE IGUALDADE RACIAL
COORDENADO PELOS PROFESSOPES Me. BELCHIOR CARRILLO DOS SANTOS E Esp. IZIS MELO DA SILVA
23/11/2017 (Quinta-Feira) – 14h às 18h






GRUPO DE TRABALHO 03 – A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL NEGRA E OS DIREITOS HUMANOS 
COORDENADO PELO PROFº Me. JORGE FERNADES DA SILVA  
23/11/2017 (Quinta-Feira) – 14h às 18h







GRUPO DE TRABALHO 04 – O TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA APLICAÇÃO DA LEI 10.639/2003 
COORDENADO PELA PROFª MA. FLÁVIA RODRIGUES LIMA DA ROCHA 
23/11/2017 (Quinta-Feira) – 14h às 18h






Se quiser ver mais fotos acesse a página do Observatório de Discriminação Racial no Facebook: https://www.facebook.com/ODRACRE/
Fotos: acervo pessoal do Projeto de Extensão III Semana Em Favor de Igualdade Racial


Sobre a autora:
Texto escrito por Andressa Queiroz da Silva, pesquisadora do Observatório de Discriminação Racial do Estado do Acre. Bacharela em Serviço Social pela Faculdade da Amazônia Ocidental - FAAO (2015). Especialista em Famílias e Representações Familiares pela Faculdade da Amazônia Ocidental - FAAO (2016). Graduada no curso de Licenciatura em Letras Português na Universidade Federal do Acre - UFAC (2016). Formada no curso de Aperfeiçoamento em Política de Promoção de Igualdade  Racial na Escola - UNIAFRO / UFAC (2016). Atualmente cursa a especialização em Estado e Direito dos Povos e Comunidades Tradicionais na Universidade Federal da Bahia - UFBA.

Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8349134Z6


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CHAMADA PARA SELEÇÃO DE REVISORES DE TEXTO

EDITAL NEABI/REFIR Nº 01/2020  CHAMADA PARA SELEÇÃO DE REVISORES DE TEXTO  O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre (Neabi/Ufac), por meio de sua revista acadêmica, Revista em Favor de Igualdade Racial (Refir) torna pública a chamada para profissionais habilitados em Letras ou Comunicação Social para executarem o trabalho de revisão voluntária de texto das obras a serem publicadas, sob a responsabilidade do Neabi/Ufac, nos anos de 2020 e 2021. As inscrições poderão ser realizadas no período de 15 a 26 de junho de 2020  em formulário específico, encontrado neste endereço. Para a inscrição, os candidatos deverão apresentar:  Ficha de Inscrição (Anexo I) e  Currículo Lattes atualizado. (Conforme solicitado na ficha de inscrição). Segue em anexo edital, ficha de inscrição e formulário para possível recurso:  Edital Neabi/Refir nº 01/2020 Ficha de inscrição (Anexo I) Recurso

I Seminário Afrocientista Neabi/Ufac

  Nos dias 05 e 06 de novembro de 2021 aconteceu o I Seminário Afrocientista Neabi/Ufac, onde as/os bolsistas da Educação Básica, juntamente com seus monitores, os alunos do Programa de Residência Pedagógica da Área de História, apresentaram suas produções realizadas ao longo do projeto, levando em consideração tudo aquilo que fora aprendido e desenvolvido por eles nessa trajetória. No primeiro dia de seminário, realizado remotamente, via canal do Neabi/Ufac no YouTube, contamos com participações ilustres na abertura do evento, como de Mari do Espírito Santo, coordenadora de articulação institucional do Instituto Unibanco e também de Gustavo Augusto Assis, secretario geral do Projeto Afrocientista, bem como da Profa. Ma. Flávia Rodrigues Lima da Rocha, coordenadora local do projeto e mediano pelo bolsista de graduação do projeto Maycon David de Souza Pereira. Logo após a abertura, deu-se início as apresentações: 1.       Comunicação Oral – GT Histór...

Neabi/Ufac participa da I Formação Continuada para Equipes Gestoras e Professores da SEE/AC - Ano Letivo 2021 com mesa debatedora sobre "Educação para as Relações Étnico-raciais e o Contexto do Campo"

O Neabi/Ufac, representado pelas Profa. Ma. Flávia Rodrigues Lima da Rocha, Profa. Esp. Elizângela Mendonça e Profa. Esp. Goreth da Silva Pinto, na manhã de hoje (29/04/2021), participou da I Formação Continuada para Equipes Gestoras e Professores da SEE/AC -  Ano Letivo 2021, com mesa a debatedora sobre "Educação para as Relações Étnico-raciais e o Contexto do Campo". Momento muito rico de aprendizado sobre a temática Erer. A mesa debatedora está disponível no canal do Neabi/Ufac no Youtube e pode ser assistida clicando  aqui ! Publicado por: Kaliny Custódio do Carmo Discente do Curso de Bacharelado em História Membro do Laboratório de Pesquisa da Área de História Observatório de Discriminação Racial (LabODR/Ufac) Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre (Neabi/Ufac)