Uninorte e Colégio de Aplicação -CAP particiam de palestra do Projeto Em Favor da aplicabilidade da Lei 10.639/03 na Educação Básica
O Projeto Em favor da Aplicabilidade da Lei 10.639/03 na Educação Básica faz parte dos projetos inscritos no Edital PROEX 03/2018 - Ações Regionais de Extensão Universitária: UFAC/Comunidade tem como regional selecionada no projeto o São Francisco, entretanto com o objetivo de promover a igualdade racial através da efetivação da Lei referida a equipe do projeto atendeu aos convites do Colégio Cap (Profª Guadalupe Delgadillho) e Uninorte (Prof.
Ariovaldo Manzati Júnior) para realizar palestra sobre a temática étnico-racial.
A ação na Uninorte foi realizada no dia 11 de junho de 2018 (segunda-feira) para os alunos do curso de 5º período do curso de Medicina, a palestra intitulada "Educação
das relações étnico-raciais no Brasil:
história e saúde da população negra" buscou romper com os estereótipos que temos quando falamos de África, abordamos os conceitos de: raça, etnia, racismo, discriminação, preconceito e bullyng; posteriormente explanamos sobre o processo de interdição dos direitos de negros escravizados no país e a origem da ciência e da medicina que foi no continente africano. Ademais, foi falado sobre a Saúde da População Negra, as doenças que são prevalentes na população negra, como o racismo institucional se manifesta e como afeta esse grupo no acesso à saúde.
No Colégio Aplicação a ação foi no dia 13 de junho de 2018 (quarta-feira) para os alunos do 9º e 1º ano, a palestra intitulada "Educação das relações étnico-raciais do Brasil" buscou romper com os estereótipos que temos quando falamos de África, abordamos os conceitos de: raça, etnia, racismo, discriminação, preconceito e bullyng; posteriormente mostramos dados do IBGE e do IPEA que mostram o quantitativo da população brasileira dividida em raça/cor (autodeclarados) e a evolução de da escolaridade da população ao longo do tempo dividido em raça/cor e gênero. Realizamos uma contextualização histórica explicando porque o fim da escravidão não significou uma grande diferença para a vida dos escravizados, abordamos assim a teoria do embranquecimento, miscigenação, colorismo, mito da democracia racial. Foi mostrado o aspecto legal do bullyng, da injuria racial e do racismo (estes dois últimos que recentemente foram equiparados pelo STF e passaram a ter a mesma gravidade, punição e imprescritibilidade), mostrando alguns casos famosos. Finalizamos mostrando o vídeo "Boom - Pegadinha Racismo" que mostra explicitamente a diferença de tratamento que brancos e negros recebem no nosso país.
A seguir algumas fotos das ações:
Uninorte
Colégio Aplicação
Fotos: acervo pessoal do Projeto de Extensão Em Favor da Aplicabilidade da Lei 10.639/2003 na Educação Básica
Sobre a autora:
Texto escrito por Andressa Queiroz da Silva, pesquisadora do Observatório de Discriminação Racial do Estado do Acre. Bacharela em Serviço Social pela Faculdade da Amazônia Ocidental - FAAO (2015). Especialista em Famílias e Representações Familiares pela Faculdade da Amazônia Ocidental - FAAO (2016). Graduada no curso de Licenciatura em Letras Português na Universidade Federal do Acre - UFAC (2016). Formada no curso de Aperfeiçoamento em Política de Promoção de Igualdade Racial na Escola - UNIAFRO / UFAC (2016). Atualmente cursa a especialização em Estado e Direito dos Povos e Comunidades Tradicionais na Universidade Federal da Bahia - UFBA.
Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8349134Z6
Comentários
Postar um comentário