Professores e alunos participam do Projeto de Extensão "Em Favor da Aplicabilidade da Lei nº 10.639/2003 na Educação Básica"

As formações intituladas "Educação das relações étnico-raciais no Brasil: a história do negro e a Lei 10.639/2003" buscou mostrar para os professores as definições de racismo, raça, etnia, preconceito, discriminação e bullyng, ademais foi apresentado a lei como fruto da luta anti-racista do movimento negro. Foi exposto ainda exemplos de ações de efetivação da lei 10.639/2003 que podem servir como estimulo para (re)pensar a prática dos docentes na sala de aula em conformidade com a referida lei.
Participantes Escola de Ensino Infantil Hélio Melo
Participantes Escola Ensino Fundamental I Raimundo Borges da Costa
Participantes Escola de Ensino Fundamental II e Médio Darquinho - turno matutino
Participantes Escola de Ensino Fundamental II e Médio Darquinho - turno vespertino
As ações voltadas para os alunos foram na escola de Ensino fundamental I Pimentel Gomes e na escola de Ensino médio Djalma Teles Galdino, alunos da modalidade Educação de Jovens e Adultos - EJA.
A ação na escola Pimentel Gomes ocorreu durante as tardes de 18 à 22 de Junho de 2018 e nos turnos da manhã de 25 à 29 de Junho de 2018, nesta as ações ocorriam no horário de educação física de cada turma, assim quase todos os alunos da escola foram contemplados. A
ação se deu da seguinte maneira: primeiro a contação de história escolhida, no caso
“Zumbi: o pequeno guerreiro” e posteriormente a brincadeira, a brincadeira escolhida retirada da Apostila
de Jogos Africanos e Afro-brasileiros produzida por Débora Alfaia de Cunha
e Cláudio Lopes de Freitas foi “Terra-mar”, uma brincadeira originaria de
Moçambique.
Na escola Djalma Teles, a ação ocorreu no dia 26 de junho de 2018 e procurou estimular o acesso ao ensino superior dos alunos, assim a palestra planejada intitulada "Educação das relações étnico-raciais no Brasil: ações afirmativas", que buscou fazer um resgate histórico que explica a necessidade das ações afirmativas para os negros, sendo apenas uma delas a reservas de vagas na universidade.
Alunos participantes da palestra na Escola de ensino Médio Djalma Teles - Modalidade Eja
Fotos: acervo pessoal do Projeto de Extensão Em Favor da Aplicabilidade da Lei 10.639/2003 na Educação Básica
Sobre a autora:
Texto escrito por Andressa Queiroz da Silva, pesquisadora do Observatório de Discriminação Racial do Estado do Acre. Bacharela em Serviço Social pela Faculdade da Amazônia Ocidental - FAAO (2015). Especialista em Famílias e Representações Familiares pela Faculdade da Amazônia Ocidental - FAAO (2016). Graduada no curso de Licenciatura em Letras Português na Universidade Federal do Acre - UFAC (2016). Formada no curso de Aperfeiçoamento em Política de Promoção de Igualdade Racial na Escola - UNIAFRO / UFAC (2016). Atualmente cursa a especialização em Estado e Direito dos Povos e Comunidades Tradicionais na Universidade Federal da Bahia - UFBA.
Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8349134Z6
Comentários
Postar um comentário