Professores e alunos participam do Projeto de Extensão "Em Favor da Aplicabilidade da Lei nº 10.639/2003 na Educação Básica"
Dando continuidade às ações do Projeto de Extensão "Em Favor da Aplicabilidade da Lei nº 10.639/2003 na Educação Básica" foi realizado formações para os professores e ações com alunos. A agenda ainda do mês de Junho se deu com a formação de professores da Educação Infantil da Escola Hélio Melo, localizada no Calafate no dia 15 de Junho de 2018, apesar da escola não fazer parte da regional selecionada pelo projeto no edital, à pedido da escola realizamos a ação; no dia 21 de Junho de 2018, nos turnos matutino e vespertino formação de professores de ensino fundamental e médio da escola Darquinho, escola pertencente ao Centro Sócio-educativo; e no dia 30 de Junho de 2018, formação de professores da escola de ensino fundamental I Raimundo Borges da Costa, as duas últimas fazem parte da regional do projeto.
As formações intituladas "Educação das relações étnico-raciais no Brasil: a história do negro e a Lei 10.639/2003" buscou mostrar para os professores as definições de racismo, raça, etnia, preconceito, discriminação e bullyng, ademais foi apresentado a lei como fruto da luta anti-racista do movimento negro. Foi exposto ainda exemplos de ações de efetivação da lei 10.639/2003 que podem servir como estimulo para (re)pensar a prática dos docentes na sala de aula em conformidade com a referida lei.
Participantes Escola de Ensino Infantil Hélio Melo
Participantes Escola Ensino Fundamental I Raimundo Borges da Costa
Participantes Escola de Ensino Fundamental II e Médio Darquinho - turno matutino
Participantes Escola de Ensino Fundamental II e Médio Darquinho - turno vespertino
As ações voltadas para os alunos foram na escola de Ensino fundamental I Pimentel Gomes e na escola de Ensino médio Djalma Teles Galdino, alunos da modalidade Educação de Jovens e Adultos - EJA.
A ação na escola Pimentel Gomes ocorreu durante as tardes de 18 à 22 de Junho de 2018 e nos turnos da manhã de 25 à 29 de Junho de 2018, nesta as ações ocorriam no horário de educação física de cada turma, assim quase todos os alunos da escola foram contemplados. A
ação se deu da seguinte maneira: primeiro a contação de história escolhida, no caso
“Zumbi: o pequeno guerreiro” e posteriormente a brincadeira, a brincadeira escolhida retirada da Apostila
de Jogos Africanos e Afro-brasileiros produzida por Débora Alfaia de Cunha
e Cláudio Lopes de Freitas foi “Terra-mar”, uma brincadeira originaria de
Moçambique.
Na escola Djalma Teles, a ação ocorreu no dia 26 de junho de 2018 e procurou estimular o acesso ao ensino superior dos alunos, assim a palestra planejada intitulada "Educação das relações étnico-raciais no Brasil: ações afirmativas", que buscou fazer um resgate histórico que explica a necessidade das ações afirmativas para os negros, sendo apenas uma delas a reservas de vagas na universidade.
Alunos participantes da palestra na Escola de ensino Médio Djalma Teles - Modalidade Eja
Fotos: acervo pessoal do Projeto de Extensão Em Favor da Aplicabilidade da Lei 10.639/2003 na Educação Básica
Sobre a autora:
Texto escrito por Andressa Queiroz da Silva, pesquisadora do Observatório de Discriminação Racial do Estado do Acre. Bacharela em Serviço Social pela Faculdade da Amazônia Ocidental - FAAO (2015). Especialista em Famílias e Representações Familiares pela Faculdade da Amazônia Ocidental - FAAO (2016). Graduada no curso de Licenciatura em Letras Português na Universidade Federal do Acre - UFAC (2016). Formada no curso de Aperfeiçoamento em Política de Promoção de Igualdade Racial na Escola - UNIAFRO / UFAC (2016). Atualmente cursa a especialização em Estado e Direito dos Povos e Comunidades Tradicionais na Universidade Federal da Bahia - UFBA.
Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8349134Z6
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