Pular para o conteúdo principal

Neabi promove formação de professores sobre as Leis 10.639/2003 e 11.645/08

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas - Neabi, da Universidade Federal do Acre-UFAC promove durante os seus primeiros meses de nascimento formações destinadas aos profissionais da Educação Básica. Um dos pilares do Neabi é fornecer como extensão formações sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais, assim, durante os meses de fevereiro e março aproveitando que o ano letivo ainda não tinha iniciado na maioria das escolas do município e do estado.
A primeira ação foi destinada aos profissionais da educação do município do Bujari, realizada no dia 20 de fevereiro de 2019 intitulada "Práticas Promotoras de Combate ao Racismo e ao Preconceito Racial nas Escolas". 

A ação do dia 26 de fevereiro foi destinada aos profissionais da educação (gestão, professores e assistentes) da Creche Maria José Bezerra.


No dia 27 de fevereiro foi realizada a formação dos Professores do ensino fundamental I do município de Rio Branco, no turno da manhã e da tarde (com os mesmos conteúdos para que os professores que não pudessem em um turno fossem no outro) no auditório da See.


O mês de fevereiro foi iniciado com a ação para os professores da Escola Estadual Ruy Azevedo a convite da gestão da escola, realizada no dia 12 de março de 2019.  


Ao dia 13 de março de 2019 foi a vez da Creche Sagrado Coração de Maria receber a ação para aos profissionais da educação da escola (gestão, professores e assistentes).


E para fechar o mês de março foi realizada a ação para a Escola Marilene Mansour no dia 25.



As formações para professores seguem o mesmo padrão de organização: panorama conceitual dos termos raça, etnia, racismo, discriminação, preconceito e bullyng; por conseguinte dados sobre a existência e resistência dos povos tradicionais indígenas e quilombolas;  posteriormente o histórico das Lei 10.639/2003 e 11.645/08 como resultados primeiramente do movimento negro diante do panorama de racismo e eurocentrismo da educação brasileira e que assim levou a aprovação das leis, primeiro a Lei referente a cultura africana e afro-brasileira e depois a indígena. E assim seguimos com exposição de práticas promotoras de racismo e práticas promotoras de igualdade racial de efetivação das leis, além de sugestões de práticas que já estão presentes no currículo estadual ou municipal que efetivam as leis.
Apesar de seguir o mesmo padrão, a diferença de uma formação para a outra é o tempo que é disponibilizado pela escola ou instituição, e dessa forma podemos detalhar mais ou menos alguns temas. Entendemos que para compreender o histórico da escravidão é necessário uma formação com maior duração e aprofundamento, mas temos  como objetivo sensibilizar os receptores dessas ações para que estes possam ter maior interesse pela temática e pesquisar mais.
Você que leu essa postagem e tem interesse em levar formação para seu local de trabalho sobre a temática étnico-racial é só entrar em contato para agendar através do e-mail do Neabi: neabi.ufac@gmail.com .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

I Seminário Afrocientista Neabi/Ufac

  Nos dias 05 e 06 de novembro de 2021 aconteceu o I Seminário Afrocientista Neabi/Ufac, onde as/os bolsistas da Educação Básica, juntamente com seus monitores, os alunos do Programa de Residência Pedagógica da Área de História, apresentaram suas produções realizadas ao longo do projeto, levando em consideração tudo aquilo que fora aprendido e desenvolvido por eles nessa trajetória. No primeiro dia de seminário, realizado remotamente, via canal do Neabi/Ufac no YouTube, contamos com participações ilustres na abertura do evento, como de Mari do Espírito Santo, coordenadora de articulação institucional do Instituto Unibanco e também de Gustavo Augusto Assis, secretario geral do Projeto Afrocientista, bem como da Profa. Ma. Flávia Rodrigues Lima da Rocha, coordenadora local do projeto e mediano pelo bolsista de graduação do projeto Maycon David de Souza Pereira. Logo após a abertura, deu-se início as apresentações: 1.       Comunicação Oral – GT Histór...

Ufac cria Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros

Diante da atual conjuntura de cortes de verbas para universidade públicas e para a pesquisa, a Universidade Federal do Acre - Ufac procurou estabelecer sua posição frente a essas mudanças e cria, através da Resolução n° 048 de 22 de novembro de 2018 durante a reunião plenária do Conselho Universitário da supracitada universidade, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (Neab) . Essa conquista para a universidade não poderia se realizar sem a participação do Fórum Permanente de Educação Étnico-Racial do Estado do Acre - FPEER, que possui cadeira no cônsul e naquele momento estava sendo representado pela então presidente Prof. Ma. Flávia Rodrigues que apresentou a proposta de criação. Durante a reunião plenária ficou decidido que o Neab faz parte da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura,  o Núcleo já teve suas reuniões mensais que acontecem na primeira sexta-feira de cada mês na sala 10 da Proex. O grupo está em processo de construção do Regimento que deve ser lido, editado e aprovado...

Nova edição da Revista Em Favor de Igualdade Racial

Saiu a nova edição da Revista Em Favor de Igualdade Racial com textos ricos para uma educação antirracista e na contribuição do combate ao violamento racismo que nos assola. Confira e divulgue. Revista em Favor de Igualdade Racial v.3 n.2