Pular para o conteúdo principal

INFORMES SOBRE A REDE MULHERAÇÕES – SELEÇÃO DE MULHERES CIS E LBTTQI+ NEGRAS, AFROINDÍGENAS E INDÍGENAS DO ACRE PARA CURSO DE PREPARAÇÃO E INGRESSO EM PROGRAMAS DE MESTRADO E DOUTORADO

 

A Rede MulherAções é uma rede de formações para mulheres negras afroindígenas e indígenas do estado do Acre: uma organização pensada por três mulheres negras pesquisadoras do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre - Neabi/Ufac, com o propósito de auxiliar nos processos de empoderamento coletivo e representatividades de mulheres negras, indígenas e afroindígenas nos ingressos em cursos de pós-graduação a nível de mestrado e doutorado.

A Rede tem como foco promover o protagonismo de mulheres acadêmicas negras, indígenas e afroindígenas. A autodefinição (COLLINS) é um conceito estruturante da proposta - as integrantes desenvolverão, coletivamente, os significados de ser uma mulher de cor acadêmica em uma estrutura de saber epistemicida (CARNEIRO), a qual exclui e inferioriza todos os conhecimentos não ocidentais europeizados, expressando a continuidade da colonização do saber (GROSFOGUEL). Tal padrão de poder afeta diretamente as vidas e as produções de mulheres acadêmicas negras, indígenas e afroindígenas, as quais, na grande maioria dos casos, não encontram nas universidades brasileiras leituras e orientações que se relacionam com suas demandas no enfrentamento do racismo estrutural, sobretudo no estado do Acre.

EDITAL MULHERAÇÕES 

Convocação para Entrevistas

Informamos que as entrevistas serão agendadas nos próximos dias e cada candidata receberá um contato da Rede MulherAções.


Live “EU INTELECTUAL NEGRA: RELAÇÕES ENTRE TRAJETÓRIA PESSOAL E PRODUÇÃO CIENTÍFICA.”


Convido a todos, todas e todes a assistirem a Live “EU INTELECTUAL NEGRA: RELAÇÕES ENTRE TRAJETÓRIA PESSOAL E PRODUÇÃO CIENTÍFICA.” do Projeto Rede MulherAções que é apoiado pelo Programa de aceleração de lideranças femininas negras: Marielle franco e também é projeto de extensão do Neabi da Ufac. Vale ressaltar que as candidatas do edital precisam estar na live.


CHAMADA PÚBLICA REDE MULHERAÇÕES 


SELEÇÃO DE MULHERES CIS E LBTTQI+ NEGRAS, AFROINDÍGENAS E INDÍGENAS DO ACRE PARA CURSO DE PREPARAÇÃO E INGRESSO EM PROGRAMAS DE MESTRADO E DOUTORADO

Publicado por: Kaliny Custódio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CHAMADA PARA SELEÇÃO DE REVISORES DE TEXTO

EDITAL NEABI/REFIR Nº 01/2020  CHAMADA PARA SELEÇÃO DE REVISORES DE TEXTO  O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre (Neabi/Ufac), por meio de sua revista acadêmica, Revista em Favor de Igualdade Racial (Refir) torna pública a chamada para profissionais habilitados em Letras ou Comunicação Social para executarem o trabalho de revisão voluntária de texto das obras a serem publicadas, sob a responsabilidade do Neabi/Ufac, nos anos de 2020 e 2021. As inscrições poderão ser realizadas no período de 15 a 26 de junho de 2020  em formulário específico, encontrado neste endereço. Para a inscrição, os candidatos deverão apresentar:  Ficha de Inscrição (Anexo I) e  Currículo Lattes atualizado. (Conforme solicitado na ficha de inscrição). Segue em anexo edital, ficha de inscrição e formulário para possível recurso:  Edital Neabi/Refir nº 01/2020 Ficha de inscrição (Anexo I) Recurso

I Seminário Afrocientista Neabi/Ufac

  Nos dias 05 e 06 de novembro de 2021 aconteceu o I Seminário Afrocientista Neabi/Ufac, onde as/os bolsistas da Educação Básica, juntamente com seus monitores, os alunos do Programa de Residência Pedagógica da Área de História, apresentaram suas produções realizadas ao longo do projeto, levando em consideração tudo aquilo que fora aprendido e desenvolvido por eles nessa trajetória. No primeiro dia de seminário, realizado remotamente, via canal do Neabi/Ufac no YouTube, contamos com participações ilustres na abertura do evento, como de Mari do Espírito Santo, coordenadora de articulação institucional do Instituto Unibanco e também de Gustavo Augusto Assis, secretario geral do Projeto Afrocientista, bem como da Profa. Ma. Flávia Rodrigues Lima da Rocha, coordenadora local do projeto e mediano pelo bolsista de graduação do projeto Maycon David de Souza Pereira. Logo após a abertura, deu-se início as apresentações: 1.       Comunicação Oral – GT Histór...

Neabi/Ufac participa da I Formação Continuada para Equipes Gestoras e Professores da SEE/AC - Ano Letivo 2021 com mesa debatedora sobre "Educação para as Relações Étnico-raciais e o Contexto do Campo"

O Neabi/Ufac, representado pelas Profa. Ma. Flávia Rodrigues Lima da Rocha, Profa. Esp. Elizângela Mendonça e Profa. Esp. Goreth da Silva Pinto, na manhã de hoje (29/04/2021), participou da I Formação Continuada para Equipes Gestoras e Professores da SEE/AC -  Ano Letivo 2021, com mesa a debatedora sobre "Educação para as Relações Étnico-raciais e o Contexto do Campo". Momento muito rico de aprendizado sobre a temática Erer. A mesa debatedora está disponível no canal do Neabi/Ufac no Youtube e pode ser assistida clicando  aqui ! Publicado por: Kaliny Custódio do Carmo Discente do Curso de Bacharelado em História Membro do Laboratório de Pesquisa da Área de História Observatório de Discriminação Racial (LabODR/Ufac) Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre (Neabi/Ufac)