Pular para o conteúdo principal

INFORMES SOBRE A REDE MULHERAÇÕES – SELEÇÃO DE MULHERES CIS E LBTTQI+ NEGRAS, AFROINDÍGENAS E INDÍGENAS DO ACRE PARA CURSO DE PREPARAÇÃO E INGRESSO EM PROGRAMAS DE MESTRADO E DOUTORADO

 

A Rede MulherAções é uma rede de formações para mulheres negras afroindígenas e indígenas do estado do Acre: uma organização pensada por três mulheres negras pesquisadoras do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre - Neabi/Ufac, com o propósito de auxiliar nos processos de empoderamento coletivo e representatividades de mulheres negras, indígenas e afroindígenas nos ingressos em cursos de pós-graduação a nível de mestrado e doutorado.

A Rede tem como foco promover o protagonismo de mulheres acadêmicas negras, indígenas e afroindígenas. A autodefinição (COLLINS) é um conceito estruturante da proposta - as integrantes desenvolverão, coletivamente, os significados de ser uma mulher de cor acadêmica em uma estrutura de saber epistemicida (CARNEIRO), a qual exclui e inferioriza todos os conhecimentos não ocidentais europeizados, expressando a continuidade da colonização do saber (GROSFOGUEL). Tal padrão de poder afeta diretamente as vidas e as produções de mulheres acadêmicas negras, indígenas e afroindígenas, as quais, na grande maioria dos casos, não encontram nas universidades brasileiras leituras e orientações que se relacionam com suas demandas no enfrentamento do racismo estrutural, sobretudo no estado do Acre.

EDITAL MULHERAÇÕES 

Convocação para Entrevistas

Informamos que as entrevistas serão agendadas nos próximos dias e cada candidata receberá um contato da Rede MulherAções.


Live “EU INTELECTUAL NEGRA: RELAÇÕES ENTRE TRAJETÓRIA PESSOAL E PRODUÇÃO CIENTÍFICA.”


Convido a todos, todas e todes a assistirem a Live “EU INTELECTUAL NEGRA: RELAÇÕES ENTRE TRAJETÓRIA PESSOAL E PRODUÇÃO CIENTÍFICA.” do Projeto Rede MulherAções que é apoiado pelo Programa de aceleração de lideranças femininas negras: Marielle franco e também é projeto de extensão do Neabi da Ufac. Vale ressaltar que as candidatas do edital precisam estar na live.


CHAMADA PÚBLICA REDE MULHERAÇÕES 


SELEÇÃO DE MULHERES CIS E LBTTQI+ NEGRAS, AFROINDÍGENAS E INDÍGENAS DO ACRE PARA CURSO DE PREPARAÇÃO E INGRESSO EM PROGRAMAS DE MESTRADO E DOUTORADO

Publicado por: Kaliny Custódio

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto de Extensão Em Favor da Aplicabilidade da Lei nº 10.639/2003 na Educação Básica encerra ações do ano de 2018

Durante o mês de novembro ocorreu o encerramento das ações do Projeto de Extensão "Em Favor da Aplicabilidade da Lei nº 10.639/2003 na Educação Básica" do ano de 2018. Totalizando 23 ações durante o ano, realizando além das escolas da rede de Educação Básica da regional São Francisco, objeto do projeto. O sucesso da execução do projeto se deveu às parcerias realizadas, entre elas o Fórum Permanente de Educação Étnico-Racial do Estado do Acre (FPEER/AC), a Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco, Centro Universitário - Uninorte, Centro Universitário - Fameta e outras. A ação realizada no Centro Universitário - Uninorte, no dia 05 de Novembro de 2018, teve como público os alunos da turma do 5º período de Medicina, a participação do projeto de extensão se deu na disciplina do curso "Educação das Relações Étnico-Raciais" e teve como tema " Educação das relações étnico-raciais no Brasil: história e saúde da população negra ". No dia 26 de N

Projeto Afrocientista

O Programa Afrocientista é promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), com intuito de despertar a vocação científica e incentivar talentos entre estudantes negros e negras matriculados em escolas de ensino médio, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica desenvolvidas pelos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiro – NEAB e entidades correlatas. Apresentando uma proposta pedagógica do projeto que se sustenta em três pilares: iniciação às práticas da ciência; instrumentalização sobre o fazer ciências; e, formação para a cidadania e mobilização social. Em uma parceria entre a ABPN e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre (Neabi/Ufac), o Programa Afrocientista possui 9 bolsistas oriundos da escola pública Henrique Lima, localizada no bairro Calafate, na cidade de Rio Branco-Ac. O Programa Afrocientista avança com o debate da presença negra dentro das Universidades, estimulando ativi

Neabi/Ufac participa da I Formação Continuada para Equipes Gestoras e Professores da SEE/AC - Ano Letivo 2021 com mesa debatedora sobre "Educação para as Relações Étnico-raciais e o Contexto do Campo"

O Neabi/Ufac, representado pelas Profa. Ma. Flávia Rodrigues Lima da Rocha, Profa. Esp. Elizângela Mendonça e Profa. Esp. Goreth da Silva Pinto, na manhã de hoje (29/04/2021), participou da I Formação Continuada para Equipes Gestoras e Professores da SEE/AC -  Ano Letivo 2021, com mesa a debatedora sobre "Educação para as Relações Étnico-raciais e o Contexto do Campo". Momento muito rico de aprendizado sobre a temática Erer. A mesa debatedora está disponível no canal do Neabi/Ufac no Youtube e pode ser assistida clicando  aqui ! Publicado por: Kaliny Custódio do Carmo Discente do Curso de Bacharelado em História Membro do Laboratório de Pesquisa da Área de História Observatório de Discriminação Racial (LabODR/Ufac) Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre (Neabi/Ufac)