Pular para o conteúdo principal

Curso: Racismos e Antirracismos na Infância

 

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre (Neabi/Ufac), torna pública o Curso: Racismos e Antirracismos na Infância com o objetivo de promover discussão a respeito de educação das relações étnico-raciais para a infância, tendo como público alvo os profissionais da Educação Infantil e dos Anos Iniciais e interessados na temática. O curso ocorre aos sábados, no horário de 9h às 11h, no período de abril a agosto de 2021, com certificado de 60h. Porque "numa sociedade racista, não basta não ser racista, é preciso ser antirracista" (Angela Davis)


Programação geral do Curso Racismos e Antirracismos na Infância.


Programação módulo 01 - Introdução à educação das relações étnico-raciais.
De 03/04/2021 à 24/04/2021.

Primeiro encontro do Curso Racismos e Antirracismos na Infância, promovido pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre (Neabi/Ufac), no dia 03/04/2021. As ministrantes foram Flávia Rocha, Mary Barbosa e Cintia Cardoso.

Segundo encontro do Curso Racismos e Antirracismos na Infância, oferecido pelo Neabi/Ufac, realizado no dia 10/04/2021. Esta discussão foi sobre a história do racismo no Brasil, com a professora Bianca Albuquerque.

Terceiro encontro do Curso Racismos e Antirracismos na Infância, oferecido pelo Neabi/Ufac, realizado no dia 17/04/2021. A reflexão foi sobre as formas de racismo no ambiente escolar, conduzida por Andressa Queiroz e Walisson Clister.

Quarto encontro do Curso Racismos e Antirracismos na Infância, oferecido pelo Neabi/Ufac, realizado no dia 24/04/2021. A discussão realizada neste encontro foi acerca da educação antirracista no Brasil, seu percurso, seus avanços e limites e foi conduzida pelo Dr. Wilker Solidade. 


Programação módulo 02 - Práticas Pedagógicas de Promoção de Igualdade Racial para Infância.
De 08/05/2021  à 29/05/2021


Quinto encontro do Curso Racismo e Antirracismos na Infância, realizado dia 08/05/2021. Inicio do módulo II - Práticas Pedagógicas de Promoção de Igualdade Racial para a Infância, coordenado por Sara e com  participação especial dos neabianos Jardel, Joana, Eldo e Edilene e de Matsiani. 


Sexto encontro do curso Racismos e Antirracismos na Infânci, realizado dia 15/05/2021, foi de pensar literatura africana, afro-brasileira e indígena como poderoso instrumento de promoção de igualdade racial no fazer pedagógico por meio de Danilo e de  Leocárdia. A professora Sara coroou o encontro encerrando-o com uma contação de história, que atraiu as crianças que estavam por perto para as janelinhas para melhor ouvi-la.














Publicado por: Kaliny Custódio do Carmo
Discente do Curso de Bacharelado em História
Membro do Laboratório de Pesquisa da Área de História Observatório de Discriminação Racial (LabODR/Ufac)
Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre (Neabi/Ufac)

Comentários

  1. gostaria de participar deste curso de racismo e antiracismo de crianças

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Sensacional a iniciativa. o Curso Racismos e Antirracismos na Infância, será um modulo frequente na grade de ensino?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto de Extensão Em Favor da Aplicabilidade da Lei nº 10.639/2003 na Educação Básica encerra ações do ano de 2018

Durante o mês de novembro ocorreu o encerramento das ações do Projeto de Extensão "Em Favor da Aplicabilidade da Lei nº 10.639/2003 na Educação Básica" do ano de 2018. Totalizando 23 ações durante o ano, realizando além das escolas da rede de Educação Básica da regional São Francisco, objeto do projeto. O sucesso da execução do projeto se deveu às parcerias realizadas, entre elas o Fórum Permanente de Educação Étnico-Racial do Estado do Acre (FPEER/AC), a Secretaria Municipal de Educação de Rio Branco, Centro Universitário - Uninorte, Centro Universitário - Fameta e outras. A ação realizada no Centro Universitário - Uninorte, no dia 05 de Novembro de 2018, teve como público os alunos da turma do 5º período de Medicina, a participação do projeto de extensão se deu na disciplina do curso "Educação das Relações Étnico-Raciais" e teve como tema " Educação das relações étnico-raciais no Brasil: história e saúde da população negra ". No dia 26 de N

Projeto Afrocientista

O Programa Afrocientista é promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), com intuito de despertar a vocação científica e incentivar talentos entre estudantes negros e negras matriculados em escolas de ensino médio, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica desenvolvidas pelos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiro – NEAB e entidades correlatas. Apresentando uma proposta pedagógica do projeto que se sustenta em três pilares: iniciação às práticas da ciência; instrumentalização sobre o fazer ciências; e, formação para a cidadania e mobilização social. Em uma parceria entre a ABPN e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre (Neabi/Ufac), o Programa Afrocientista possui 9 bolsistas oriundos da escola pública Henrique Lima, localizada no bairro Calafate, na cidade de Rio Branco-Ac. O Programa Afrocientista avança com o debate da presença negra dentro das Universidades, estimulando ativi

Filme Pantera Negra (Black Panther): representatividade, empoderamento e valorização da cultura africana

Com o filme lançado em 2018, o personagem Pantera Negra aparece nos filmes da Marvel pela primeira vez em 2015 no filme “Capitão América: Guerra Civil”, mas a história do nosso herói negro começa muito antes, em 1966. “Pantera Negra” é uma História em Quadrinho norte-americana, criada por Stan Lee e Jack Kirby, a primeira aparição da personagem foi na HQ’s que pertencia a outros heróis, o Quarteto Fantástico na edição n.º 52. O filme que foi baseado na HQ's  e que estreou na semana passada, dia 15 de fevereiro de 2017, já alcançou uma bilheteria somente nos EUA de US$ 192 milhões e possui aprovação de 100% pelos críticos dos Rotten Tomatoes. Além desses dados o mais importante que o filme traz é a mudança do panorama do cinema com o personagem negro, o filme Pantera Negra é sem dúvida uma representatividade (sem estereótipos e preconceitos) do negro como herói e personagem principal de sua história. O filme está causando muito efervescência no mundo do cinema tamb